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PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA – UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA INTEGRANDO UNIDADE DE SAÚDE E ESCOLA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA – UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA INTEGRANDO UNIDADE DE SAÚDE E ESCOLA
Autor(a)
RENATA LUZIA CAVALCANTE COSTA
Orientador(a)
Profa. Dra. Neiva Francenely Cunha Vieira
Palavras-chave
Adolescente. Educação em Saúde. Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias. Promoção da Saúde.
Resumo
Este estudo é resultado da experiência como membro da Estratégia Saúde da Família (ESF) e da observação de escassas ações voltadas para prevenção de drogas. A adolescência é a fase dos 10 aos 19 anos, em que há o desenvolvimento biopsicossocial. No Brasil, há 21 milhões de adolescentes. O uso drogas ainda tem enorme impacto no mundo. Cerca de 210 milhões de pessoas usam drogas ilícitas a cada ano. Os objetivos deste estudo foram verificar o resultado de intervenção educativa para prevenção de uso indevido de drogas entre adolescentes no ambiente escolar, identificar conhecimentos e comportamentos dos adolescentes em relação ao uso de álcool e outras drogas antes e após a intervenção educativa, descrever as opiniões de diretor, professor, pais e profissionais de saúde acerca da intervenção educativa sobre o uso indevido de drogas na escola e analisar variáveis do instrumento pré o pós-teste, de acordo com os resultados da intervenção. Consistiu em uma pesquisa de intervenção, com delineamento quase experimental e abordagem quanti-qualitativa. Os dados dos questionários foram tabulados no Microsoft Excel e exportados para o software SPSS. As análises consideraram uma confiança de 95% (p<0.05). O método de análise de conteúdo foi utilizado para os dados qualitativos. Como resultados, obteve-se que a droga mais utilizada pelos adolescentes foi o álcool, seguida do tabaco. O uso de drogas ilícitas foi relatado pela minoria dos alunos. Percebeu-se facilidade de compra de bebida alcoólica por adolescentes e mudanças de comportamento destes. A escola demonstrou ser um espaço importante para realização de intervenção educativa com adolescentes. Tecnologias participativas promoveram melhor engajamento dos adolescentes nas atividades. Os profissionais facilitadores expressaram positivamente as atividades, integrando escola e serviços de saúde. Distintas estratégias de trabalho visando o mesmo resultado oportunizaram a avaliação das ações desenvolvidas e possibilitaram reflexões interessantes sobre a intervenção educativa, tanto acerca dos resultados como do trabalho em equipe. Conclui-se que este estudo de intervenção educativa demonstrou ser importante para os adolescentes, profissionais de saúde envolvidos, gestores da escola e para a ESF, fortalecendo as políticas públicas de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e Programa de Saúde na Escola (PSE), ambos importantes para o Sistema Único de Saúde.
Abstract
This study is the result of the researcher’s experiences as a member of the Family HealthStrategy (ESF) and observations of the scarce actions regarding the prevention of drug use.Adolescence is the phase between 10 and 19 years of age, in which biophyschosocialdevelopment occurs. In Brazil alone there are 21 million adolescents. Drug use continues tohave a great impact globally. Around 210 million people use illegal drugs each year. Theobjectives of this research were to verify the results of an educational intervention to preventinappropriate drug use by students in the school environment, identify the adolescents’knowledge of and behavior towards alcohol and other drugs before and after the educationalintervention, describe the opinions of the principal, teachers, parents and health professionalsabout the educational intervention regarding inappropriate drug use at school and analyze thevariables of the instrument before and after the test, in accordance with the interventionresults. This consisted of an intervention research, with a quasi-experimental outline and aquanti-qualitative approach. The data from the questionnaire was tabulated on MicrosoftExcel and exported to SPSS software; the analysis considered a confidence of 95% (p<0.05).The analysis method was used for the qualitative data. The results showed that alcohol is thedrug most used by adolescents, followed by tobacco; illegal drug use was mentioned by aminority of students. The ease with which adolescents purchased alcohol was noted, as werethe changes in their behavior. The school proved to be an important space for carrying outeducational interventions with adolescents. Participative technologies promoted a greaterengagement in the activities. The professionals acting as facilitators expressed positively theactivities integrating the school and health services. Distinct working strategies aiming forthe same result increased the opportunities to evaluate the actions that had been carried outand allowed interesting reflections about both the educational intervention and the results,such as team work. It was concluded that this study of an educational intervention wasimportant for the adolescents, the health professionals involved, school administrators and theESF, strengthening public policies for Health and Prevention in Schools (SPE) and the Healthat School Program (PSE), both important for the Unitary Health System.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UFC
UF
CE