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PRECEPTORIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
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Documento
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2014_UECE_Rosane de Lucca Maerschner
Objetivou-se compreender a percepção de profissionais de saúde na função de preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho PET-Saúde, identificando as práticas exercidas, potencialidades, desafios e significados do exercício de preceptoria. O SUS tem como competência a formação de seus profissionais. No sentido de aproximar academia ao serviço e comunidade, influenciar a aprendizagem do estudante e promover remodelagem curricular, buscando formação de profissionais com perfil adequado às necessidades do sistema de saúde, o Ministério da Saúde institui esse Programa. A Estratégia Saúde da Família emerge como possibilidade de reestruturação dos serviços e novas práticas de intervenção na atenção à saúde. Sendo potencial cenário para reflexão da formação e qualificação dos serviços, o PET-Saúde propõe que estudantes da área da saúde atuem nos serviços, realizando ações de pesquisa, extensão e intervenção, tendo como preceptores profissionais vinculados à ESF. O estudo desenvolveu-se em uma Coordenadoria Regional de Saúde, do município de Fortaleza-CE. Pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, cujos sujeitos sociais foram profissionais que executavam as práticas. Utilizou-se para coleta de dados entrevista semiestruturada, gravadas e transcritas. A organização e análise dos mesmos fundamentam-se na perspectiva crítica reflexiva da Análise de Conteúdo Crítica. Foram entrevistados 15 preceptores, lotados em Unidades de Saúde, que atuaram por pelo menos um ano nessa função. Os resultados apresentaram que esses preceptores eram motivados a participar do PET, através da oportunidade de reaproximação com a universidade e da qualificação profissional. Proporcionava movimentos de mudanças na rotina e estímulo ao trabalho. A rotina desmotivante era renovada com a presença dos estudantes, que traziam à juventude ideias novos e novos olhares no desenvolvimento das atividades. Eles se reconheceram como responsáveis no intercâmbio do aprendizado e mostraram-se preocupados com a qualidade da formação dos acadêmicos. Interagiam com a comunidade através de ações de prevenção e educação em saúde, a partir das necessidades surgidas no planejamento, e os estudantes eram incentivados a participar de ações rotineiras do serviço. Algumas relações se entrelaçam, além dos estudantes, havia a relação com tutores, gestores e outros profissionais. A relação com tutores era boa, porém necessitava de maior proximidade deles no cenário de prática. A relação com gestores poderia fluir bem, colaborando na interação ou criando barreiras. Nessa função, superavam o sentimento de isolamento no trabalho, experimentando atuação em equipe multiprofissional e atitudes colaborativas na relação com os acadêmicos. Contribuíam para o aprendizado do aluno, respeitavam e fortaleciam suas potencialidades e diferenças. Caminhavam para possibilidades de lidar com novos olhares e gostavam disso. Mostraram dificuldades com questões relacionadas ao incentivo e à disponibilidade de tempo dos alunos. Mudar práticas instituídas, contudo, não é tarefa fácil. Avaliaram que o programa ao sair da Unidade esmorecia, e as atividades voltavam à rotina. Há necessidade de melhor formação sobre metodologias científicas e pedagógicas. O programa é potente, mas é necessário implementar gestões dialógicas para melhor circulação das potencialidades do PET nos serviços.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
PRECEPTORIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Autor(a)
ROSANE DE LUCCA MAERSCHNER
Orientador(a)
Annatália Meneses de Amorim Gomes
Palavras-chave
Saúde da família. Ensino em Saúde. Preceptor. Educação Permanente.
Resumo
Objetivou-se compreender a percepção de profissionais de saúde na função de preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho PET-Saúde, identificando as práticas exercidas, potencialidades, desafios e significados do exercício de preceptoria. O SUS tem como competência a formação de seus profissionais. No sentido de aproximar academia ao serviço e comunidade, influenciar a aprendizagem do estudante e promover remodelagem curricular, buscando formação de profissionais com perfil adequado às necessidades do sistema de saúde, o Ministério da Saúde institui esse Programa. A Estratégia Saúde da Família emerge como possibilidade de reestruturação dos serviços e novas práticas de intervenção na atenção à saúde. Sendo potencial cenário para reflexão da formação e qualificação dos serviços, o PET-Saúde propõe que estudantes da área da saúde atuem nos serviços, realizando ações de pesquisa, extensão e intervenção, tendo como preceptores profissionais vinculados à ESF. O estudo desenvolveu-se em uma Coordenadoria Regional de Saúde, do município de Fortaleza-CE. Pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, cujos sujeitos sociais foram profissionais que executavam as práticas. Utilizou-se para coleta de dados entrevista semiestruturada, gravadas e transcritas. A organização e análise dos mesmos fundamentam-se na perspectiva crítica reflexiva da Análise de Conteúdo Crítica. Foram entrevistados 15 preceptores, lotados em Unidades de Saúde, que atuaram por pelo menos um ano nessa função. Os resultados apresentaram que esses preceptores eram motivados a participar do PET, através da oportunidade de reaproximação com a universidade e da qualificação profissional. Proporcionava movimentos de mudanças na rotina e estímulo ao trabalho. A rotina desmotivante era renovada com a presença dos estudantes, que traziam à juventude ideias novos e novos olhares no desenvolvimento das atividades. Eles se reconheceram como responsáveis no intercâmbio do aprendizado e mostraram-se preocupados com a qualidade da formação dos acadêmicos. Interagiam com a comunidade através de ações de prevenção e educação em saúde, a partir das necessidades surgidas no planejamento, e os estudantes eram incentivados a participar de ações rotineiras do serviço. Algumas relações se entrelaçam, além dos estudantes, havia a relação com tutores, gestores e outros profissionais. A relação com tutores era boa, porém necessitava de maior proximidade deles no cenário de prática. A relação com gestores poderia fluir bem, colaborando na interação ou criando barreiras. Nessa função, superavam o sentimento de isolamento no trabalho, experimentando atuação em equipe multiprofissional e atitudes colaborativas na relação com os acadêmicos. Contribuíam para o aprendizado do aluno, respeitavam e fortaleciam suas potencialidades e diferenças. Caminhavam para possibilidades de lidar com novos olhares e gostavam disso. Mostraram dificuldades com questões relacionadas ao incentivo e à disponibilidade de tempo dos alunos. Mudar práticas instituídas, contudo, não é tarefa fácil. Avaliaram que o programa ao sair da Unidade esmorecia, e as atividades voltavam à rotina. Há necessidade de melhor formação sobre metodologias científicas e pedagógicas. O programa é potente, mas é necessário implementar gestões dialógicas para melhor circulação das potencialidades do PET nos serviços.
Abstract
The object of interest of our study was to understand the perception of the health care professionals as preceptors in the Education Program through Work (PET-Saúde), identifying the practices, the potentialities, the challenges and the meaning of the exercise of the tutoring program. The SUS (Unique System of Health Care, in Portuguese) has as a competence the instruction of its professionals. In the sense of bring academy and community closer, to influence the learning process of the student and promote a curricular remodeling, is that the Ministry of Health Care creates this Program. The Family Health Care Strategy emerges as a possibility of restructuring the services and bringing new intervention practices in health care. Being a potential ambient to the reflection and qualification of services, the PET-Saúde proposes that students in the health care area act in the services making research, extra studies and intervening socially, having as tutors the professionals connected to the ESF. The present study was developed in a Regional Executive Health Board (Secretaria Executiva Regional de Saúde – in Portuguese), in Fortaleza. It is a descriptive and exploratory research, with a qualitative approach, where the social subjects are actual professionals that execute the practice. We used semi structured interviews, taped and transcripted to collect the data. The critic perspective of the Critic Analysis of Content, from Minayo, underlies the organization and analysis of it. Fifteen preceptors, working in Unities of Health Care and in this position for at least one year, were interviewed. The results showed that this tutors have the motivation to participate in the PET, through the opportunity of rapprochement with the academy world and the professional qualification. It also provides changing features in the everyday work routine, and stimulates work. The demotivated routine gets renewed with the student’s presence; they bring in youth, new ideas and fresh eyes to the development of the activities. The preceptors hold themselves responsible to the interchange of knowledge, and show concern with the education of this academics. They interact with the community through prevention and health care education actions, basing them on the necessities that appear in the planning moment, and those students are invited to participate in this routine actions. The relationships that emerge in the program are many, between students, preceptors, other professionals, and among all of them. This relationship with the tutors is good, but a deeper proximity in the practical scenery would be ideal. This relationship can determine if walls or a good interaction will be built. In this role, they don’t have the feeling of isolation that their jobs can offer, but try team work in a multi professional environment with the collaboration from the academics. They contribute to the educational growth of the students, respect and strengthen their potentialities and differences. They walk towards the possibility of dealing with other ideas and thoughts, and appreciate this. Change established ways, though, is not easy. The tutors show difficulties they have about time with the students and the encouragement, or lack of it, that they have to participate on the program. Also, when the program leaves the health care unity it dismays, and routine is once again restored. There is a need of better formation, especially about scientific methodologies and pedagogic ones. In conclusion, the program is strong, but it’s necessary to implement managements that welcome dialogs, and so all the potential that PET has will fully circulate among the health services.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UECE
UF
CE