-
ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
- Voltar
Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Autor(a)
Andreia Chaves Farias
Orientador(a)
Evanira Rodrigues Maia
Palavras-chave
família; crianças com deficiência; cuidado da criança; itinerário terapêutico.
Resumo
Introdução – O itinerário terapêutico percorrido pelas famílias de crianças com deficiência poderá impactar o cuidado integral à mesma. Objetivos – analisar os itinerários terapêuticos das famílias de crianças com deficiência e especificamente, realizar a caracterização sócio demográfica dos participantes e respectivas crianças; descrever o itinerário terapêutico das famílias de crianças com deficiência e analisar o acesso das famílias aos subsistemas profissional, folk e popular. Método – Pesquisa de abordagem mista, desenvolvida entre os meses de maio e novembro de 2019, em serviços especializados de reabilitação, com amostragem em sequência, da qual participaram 41 familiares de crianças com deficiência, residentes no espaço da 21ª Região de Saúde do Ceará. Dados coletados por meio de entrevista estruturada e semiestruturada, esta, fundamentada no método da história oral, por meio da técnica de trajetória de vida. Utilizou-se de softwares quantitativos e qualitativos e análise fundamentada na teoria do Sistema de Cuidados de Saúde. Por meio do SPSS procedeu-se a análise descritiva e de associação das características sócio demográficas dos familiares e crianças. As ferramentas do software IRAMUTEQ permitiram realizar análises lexicais multivariadas por meio das técnicas de Classificação Hierárquica Descendente e Árvore de similitude. Aprovada pelo Comitê de Ética de Pesquisa da Universidade Regional do Cariri, sob o Parecer Nº 3.325.364. Resultados – Quanto ao perfil sociodemográfico, os familiares são, predominantemente, mães, do lar, com renda familiar de um salário mínimo. A maior prevalência é de crianças do sexo masculino, na faixa-etária de 1 a 4 anos, com deficiência física. Apresentaram-se associadas à deficiência, as doenças do sistema nervoso em associação com as malformações congênitas, deformações e anomalias cromossômicas. Foi verificada associação significante da deficiência com a inserção escolar e os serviços estudados. Da análise do corpus textual, por meio da Classificação Hierárquica Descendente emergiram cinco classes: Fluxos pelos serviços de atenção; Acesso à arena profissional; Resiliência e gratidão; Dificuldades no itinerário do cuidado; e Busca e impacto do diagnóstico. Nestas, foi evidenciado que, após a elaboração do luto, os familiares, com apoio da família e amigos, caminham em busca de cuidados no subsistema profissional. Neste, dificuldades são vivenciadas e configuram o difícil acesso aos serviços da arena profissional, com porta de entrada ao Sistema Único de Saúde pelo serviço especializado, a ausência de fluxo assistencial seguro e uma linha de cuidado específica. A árvore de similitude apresenta quatro comunidades que demonstram os fluxos estabelecidos pelos familiares e respectivas crianças, os profissionais e as terapêuticas envolvidas no cuidado, além dos componentes da rede de atenção. Conclusão – Demonstrou-se que o itinerário se iniciou pelo subsistema popular e se consolidou no subsistema profissional, no qual foi caracterizado por peregrinação pelos serviços e instituições de saúde. Não houve acesso ao subsistema folk.
Abstract
INTRODUCTION - The therapeutic itinerary taken by the families of children with disabilities may impact their comprehensive care. OBJECTIVES - to analyze the therapeutic itineraries of the families of children with disabilities and specifically, to carry out the socio-demographic characterization of the participants and their children; describe the therapeutic itinerary of families of children with disabilities and analyze the families' access to the professional, folk and popular subsystems. METHOD - Research with a mixed approach, developed between the months of May and November 2019, in specialized rehabilitation services, with sampling in sequence, in which 41 family members of children with disabilities, living in the space of the 21st Health Region of Ceará, participated. Data collected through structured and semi-structured interviews, based on the oral history method, using the life trajectory technique. Quantitative and qualitative software and analysis based on the theory of the Health Care System were used. Through the SPSS, a descriptive and association analysis of the socio-demographic characteristics of family members and children was carried out. The IRAMUTEQ software tools allowed multivariate lexical analyzes to be performed using the Descending Hierarchical Classification and Similarity Tree techniques. Approved by the Research Ethics Committee of Universidade Regional do Cariri, under Opinion No. 3,325,364. RESULTS - Regarding the sociodemographic profile, the family members are predominantly mothers of the household, with a family income of one minimum wage. The highest prevalence is of male children, aged 1 to 4 years, with physical disabilities. Diseases of the nervous system were associated with disability, in association with congenital malformations, deformations and chromosomal abnormalities. There was a significant association between disability and school inclusion and the services studied. From the analysis of the textual corpus, through the Descending Hierarchical Classification, five classes emerged: Flows through care services; Access to the professional arena; Resilience and gratitude; Difficulties in the care itinerary; and Search and impact of the diagnosis. In these, it was evidenced that, after the elaboration of the mourning, the family members, with the support of the family and friends, walk in search of care in the professional subsystem. In this, difficulties are experienced and configure the difficult access to the services of the professional arena, with a gateway to the Unified Health System by the specialized service, the absence of a safe assistance flow and a specific care line. The similarity tree has four communities that demonstrate the flows established by family members and their children, the professionals and therapies involved in care, in addition to the components of the care network. CONCLUSION - It was demonstrated that the itinerary started with the popular subsystem and was consolidated in the professional subsystem, in which it was characterized by pilgrimage by health services and institutions. There was no access to the folk subsystem.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE