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INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA MELHORIA DO CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE PROSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO ÀS DST/HIV
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA MELHORIA DO CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE PROSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO ÀS DST/HIV
Autor(a)
Raquel Xavier Guimarães
Orientador(a)
Maristela Inês Osawa Vasconcelos
Palavras-chave
Mulheres. Prostituição. Conhecimento. Atitude. Práticas em Saúde. DST/HIV.
Resumo
A prostituição feminina é uma atividade que acompanha a história da humanidade, e tendo em vista as características específicas da atividade desenvolvida, as DST/HIV passaram a ser vistas como um risco ocupacional. Desenvolver ações que busquem a prevenção e o diagnóstico precoce é fundamental para a promoção da saúde das Mulheres em Situação de Prostituição(MSP). Objetivou-se avaliar os efeitos de uma intervenção educativa para a melhoria do conhecimento, atitude e prática de mulheres em situação de prostituição, em relação à prevenção de DST/HIV.Estudo do tipo quase experimental, com aplicação de pré-teste e pós-teste. A coleta de dados foi realizada no período de abril a maio de 2016, Sobral-CE. A amostra foi composta por 75 mulheres, na fase pré-teste e na fase pós-teste. Utilizaram-se o formulário sociodemográfico e o inquérito Conhecimento Atitude e Prática (CAP), que abordou os comportamentos de risco e a prevenção das DST/HIV. A intervenção foi baseada em estratégia educativa, sendo os conteúdos fundamentados na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher e nas recomendações contidas nos Cadernos da Atenção Básica, Caderno Nº 18 HIV/Aids, Hepatites e outras DST (2006), Caderno N°13 Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama (2013). Os dados foram analisados por meio do software StatisticalPackage for the Social Sciences (SPSS) versão 19.0. Utilizou-se o teste de McNemar para comparar o CAP aplicado antes da intervenção e após a intervenção. O estudo respeitou a resolução 466/12. Os resultados mostraram que houve predominância de mulheres jovens com idade média de 26,7 anos, solteiras, quecobram baixo valor pelo programa, vivem apenas da prostituição, possuem baixo nível de escolaridade e baixa renda mensal. Observou-se, também que as MSP têm conhecimento adequado sobre a prevenção de DST/HIV, pois 100% das mulheres responderam que o preservativo masculino é um método que evita a DST/HIV. Contrastando com este resultado, observou-se uma atitude e prática inadequadas, pois mais da metade respondeu que aceitariam realizar programas sem preservativos por um valor mais alto e não utilizam preservativos com parceiros fixos e cliente preferenciais. A intervenção educativa com enfoque na prevenção das DST/HIV, promove efeitos desejáveis na medida em que se obteve melhora significativa para melhoria do conhecimento no que diz respeito aos tipos de práticas sexuais que podem ser utilizado camisinha na prevenção das DST/HIV - conhecimento adequado (p=0,01),métodos que evitam as DST/HIV como preservativo feminino - conhecimento adequado (p= 0,01), doenças transmitidas por meio do ato sexual: hepatites - conhecimento adequado (p=0,01), gonorreia - conhecimento adequado (p=0,01), clamídia - conhecimento adequado (p=0,01), herpes - conhecimento adequado (p=0,01) e sobre a não realização dos exames sorológicos (teste rápido) para HIV, sífilis e hepatites interferem na saúde da mulher conhecimento adequado (p=0,01).Conclui-se que a intervenção educativa favoreceu o aumento do conhecimento e atitude avaliados após a intervenção. Recomenda-se o desenvolvimento de estratégias educativas promovidas por profissionais da saúde a mulheres em situação de prostituição.
Abstract
Female prostitution is an activity that accompanies the history of mankind, and in view of the specific characteristics of the activity developed, STD / HIV has come to be seen as an occupational risk. Developing actions that seek prevention and early diagnosis is fundamental for the promotion of the health of Women in Situation of Prostitution (MSP). The objective of this study was to evaluate the effects of an educational intervention to improve the knowledge, attitudes and practices of women in situations of prostitution in relation to STD / HIV prevention. A quasi-experimental study, with pre-test and post-test application. Data collection was carried out between April and May 2016, Sobral-CE. The sample consisted of 75 MSP, in the pre-test phase, and in the post-test phase. The sociodemographic form and the Knowledge Attitude and Practice (CAP) survey, which addressed the risk behaviors and STD / HIV prevention, were used. The intervention was based on an educational strategy, and the contents were based on the National Policy for Integral Attention to Women's Health and on the recommendations contained in the Cadernos de Atenção Básica Notebook No. 18 HIV / AIDS, Hepatitis and other STDs (2006), Notebook No. 13 Control of Cervical and Uterine Cancers (2013). Data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software version 19.0. The McNemar test was used to compare the CAP applied before the intervention and after the intervention. The study followed resolution 466/12. The results showed that there was a predominance of young women with a mean age of 26.7 years, single, who charge low value for the program, live only from prostitution, have low level of schooling and low monthly income. It was also observed that MSPs have adequate knowledge about STD / HIV prevention, since 100% of the women answered that the male condom is a method that prevents STD / HIV. In contrast to this result, an inadequate attitude and practice were observed, with more than half responding that they would accept higher condom-free programs and did not use condoms with fixed and preferred partners. The educational intervention with a focus on STD / HIV prevention promotes desirable effects to the extent that significant improvement has been achieved to improve knowledge regarding the types of sexual practices that may be used condom in the prevention of STD / HIV adequate knowledge ( P = 0.01), methods that avoid STD / HIV as female condom appropriate knowledge (p = 0.01), diseases transmitted through sexual intercourse: hepatitis adequate knowledge (p = 0.01), adequate gonorrhea knowledge P = 0.01), chlamydia adequate knowledge (p = 0.01), herpes adequate knowledge (p = 0.01) and non-serological tests (rapid test) for HIV, syphilis and hepatitis interfere with the health of Knowledge (p = 0.01). It was concluded that the educational intervention favored the increase of the knowledge and attitude evaluated after the intervention. It is recommended the development of educational strategies promoted by health professionals to women in situations of prostitution.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE