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HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES ESCOLARES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES ESCOLARES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO
Autor(a)
Ricardo Costa Frota
Orientador(a)
Profa. Dra. Maristela Inês Osawa Vasconcelos
Palavras-chave
Saúde do Adolescente. Treinamento de Habilidades Sociais. Saúde do Escolar.
Resumo
Sustenta-se na literatura científica a premissa de que déficits nos repertórios das habilidades sociais (HS) são fatores preditivos para problemas de comportamento em adolescentes. Programas de HS têm se mostrado uma metodologia terapêutica eficaz para maximizar fatores de proteção ao desenvolvimento pessoal e na aprendizagem dos estudantes. O objetivo desta pesquisa foi analisar o efeito de um programa de intervenção para o desenvolvimento de habilidades sociais em adolescentes de uma escola pública. Estudo quase-experimental dividia em duas etapas, a primeira buscando a caracterização das HS dos participantes e a segunda com a implementação de uma intervenção, realizado com adolescentes que cursavam o ensino médio no município de Alcântaras, Ceará, durante o período de julho a dezembro de 2019. Utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA) que descreve sete categorias de frequência e dificuldade nos índices de Empatia, Autocontrole, Civilidade, Assertividade, Abordagem Afetiva e Desenvoltura Social. A amostra foi não probabilística por conveniência, onde 197 adolescentes escolares participaram da primeira etapa respondendo o IHSA, sendo 44,7% meninos e 55,3% meninas com idade entre 15 e 17 anos. Resultados da primeira etapa não apontaram resultados homogêneos. A amostra feminina demonstrou maior dificuldade na emissão dos comportamentos analisados com a amostra masculina, cerca de 10% a mais da amostra feminina apresentou dificuldade muito acima da média. Na etapa subsequente, a intervenção, participaram 21 adolescentes, os resultados encontrados na comparação pré-teste e pós-teste, que houve evolução positiva nos escores de frequência em empatia, autocontrole, civilidade e abordagem afetiva segundo o teste wilcoxon. A ampliação do olhar ao público adolescente com esta pesquisa pôde mostrar que as HS podem ser uma ferramenta de análise e intervenção promotora de saúde do adolescente. Há a necessidade de mais estudos entre a Estratégia Saúde da Família e este campo teórico e prático.
Abstract
The premise that deficits in social skills (HS) repertoires are predictive factors for behavioral problems in adolescents is supported in the scientific literature. SH programs have been shown to be an effective therapeutic methodology to maximize protective factors for personal development and student learning. The objective of this research was to analyze the effect of an intervention program for the development of social skills in adolescents from a public school. A quasi-experimental study divided into two stages, the first seeking to characterize the participants' HS and the second with the implementation of an intervention, carried out with adolescents who were attending high school in the municipality of Alcântaras, Ceará, from July to December 2019. The Social Skills Inventory for Adolescents (IHSA) was used, which describes seven categories of frequency and difficulty in the Empathy, Self-Control, Civility, Assertiveness, Affective Approach and Social Development indexes. The sample was non-probabilistic for convenience, where 197 school adolescents participated in the first stage answering the IHSA, 44.7% being boys and 55.3% girls aged between 15 and 17 years. Results from the first stage did not show homogeneous results. The female sample showed greater difficulty in the emission of the behaviors analyzed with the male sample, about 10% more of the female sample presented difficulty well above the average. In the subsequent stage, the intervention, 21 adolescents participated, the results found in the pre-test and post-test comparison, that there was a positive evolution in the frequency scores in empathy, self-control, civility and affective approach according to the Wilcoxon test. The expansion of the look to the adolescent public with this research could show that HS can be a tool for analysis and intervention that promotes adolescent health. There is a need for further studies between the Family Health Strategy and this theoretical and practical field.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2020
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE