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EXPERIÊNCIAS E FATORES ASSOCIADOS À VIOLÊNCIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
EXPERIÊNCIAS E FATORES ASSOCIADOS À VIOLÊNCIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autor(a)
José Ronildo da Costa
Orientador(a)
Grayce Alencar Albuquerque
Palavras-chave
Violência. Adolescentes. Escola.
Resumo
A violência é considerada uma das temáticas mais importantes da atualidade e se transformou em um grave problema de saúde pública em vários países, inclusive no Brasil. Frente aos adolescentes, as violências sofridas e perpetradas podem gerar danos mais intensos, visto que a adolescência é considerada um dos momentos mais conturbados do desenvolvimento humano. Este estudo teve como objetivo analisar experiências e fatores associados à violência entre adolescentes do ensino médio de uma escola pública. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem mista. Foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Regional do Cariri e teve como cenário uma escola pública do ensino médio da rede estadual de ensino, localizada no município de Picos, estado do Piauí. A coleta de dados ocorreu em duas etapas. Na primeira, os dados quantitativos foram coletados através da aplicação de questionário estruturado e na segunda etapa, os dados foram coletados através da formação de grupos focais. Os dados quantitativos foram processados com o auxílio do programa BioEstat 5.3, enquanto que a organização dos dados qualitativos foi realizada pelo Programa Interface de R pour L AnalysesMultidimensionnelles de Textes L de Questionnaires. Participaram do estudo 155 adolescentes que estavam regularmente matriculados, sendo a maioria do sexo feminino, autodeclarados heterossexuais, solteiros/as, católicos/as e com renda familiar média de um saláriomínimo. O estudo apontou associação em relação ao tipo de violência sofrida e o local de ocorrência da violência, sendo que as violências psicológicas acontecem predominantemente na escola, as físicas no domicílio e as sexuais em espaço público. Quanto ao fenômeno de perpetrar violência, o estudo mostrou associação com o local da ocorrência, sendo que tanto a violência psicológica quanto a física teve maior incidência no ambiente escolar. O estudo revelou ainda associação entre sofrer e praticar violência com a variável idade do agressor e da vítima, sendo que, em ambos os casos, a maior prevalência se deu entre a faixa etária de 10 a 19 anos. Em relação à análise qualitativa foram processados os discursos dos adolescentes obtidos nos quatro Grupos Focais, com aproveitamento de 80,69% e dividido em quatro categorias. As ideias centrais presentes nestas categorias revelou o conhecimento destes/as adolescentes quanto às motivações para ocorrência das violências, voltadas especialmente por questões de gênero, reconhecendo mulheres e homossexuais como grupos vulneráveis. Ainda, revelou que o bullyingé um fenômeno presente nesta fase e que as violências psicológicas, físicas e sexuais são as que possuem maior prevalência. Fica evidente o impacto geracional da violência na vida dos/as adolescentes, especialmente a partir de relatos em que se revelam violências sexuais e manifestação de atos violentos nas relações familiares. O estudo apontou fatores que estão diretamente relacionados para que atos violentos ocorram com maior ou menor frequência. Assim, diante dos dados revelados, verifica-se que o mesmo se mostrou de suma importância para as áreas da saúde e educação, tendo em vista que permitiu conhecer e identificar as experiências e os fatores associados à violência na adolescência.
Abstract
Violence is considered one of the most important issues today and has become a serious public health problem in several countries, including Brazil. In the face of adolescents, the violence suffered and perpetrated can generate more intense damage, since adolescence is considered one of the most troubled moments in human development. This study aimed to analyze experiences and factors associated with violence among high school teenagers in a public school. This is a cross-sectional study with a mixed approach. It was approved by the Ethics and Research Committee of the Universidad Regional do Cariri and was set in a public high school in the state education network, located in the municipality of Picos, state of Piauí. Data collection was divided into two stages. In the first, quantitative data were collected through the application of a structured questionnaire and in the second stage, data were collected through the formation of focus groups. The quantitative data were processed with the aid of the BioEstat 5.3 program, while the organization of the qualitative data was carried out by the Interface of R pour L Analyzes Multidimensionnelles de Textes L de Questionnaires program. The study included 155 adolescents who were regularly enrolled, most of whom were female, self-declared heterosexuals, single, Catholic and with an average family income of one minimum wage. The study showed an association in relation to the type of violence suffered and the place where the violence occurred, with psychological violence occurring predominantly at school, physical violence happening at home and sexual violence happening in public space. As for the phenomenon of perpetrating violence, the study showed an association with the location of the occurrence, with both psychological and physical violence having a greater incidence in the school environment. The study also revealed an association between suffering and practicing violence with the variable age of the aggressor and the victim, being that, the highest prevalence occurred among the age group of 10 to 19 years. Regarding the qualitative analysis, the adolescents' speeches obtained in the four Focus Groups were processed, with 80.69% use and which was divided into four categories. The central ideas present in these categories revealed the knowledge of these adolescents as to the motivations for the occurrence of violence, focused especially on gender issues, recognizing women and homosexuals as vulnerable groups. It also revealed that bullying is a phenomenon present at this stage and that psychological, physical and sexual violence are the most prevalent. The generational impact of violence on adolescents' lives is evident, especially from reports in which sexual violence is revealed and the manifestation of violent acts in family relationships. The study pointed out facts that are directly related to violent acts occurring more or less frequently. Thus, in view of the revealed data, it appears that it proved to be of utmost importance for the health and education areas, given that it allowed to know and identify the experiences and factors associated with violence in adolescence.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2020
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE