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EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A VISITA DOMICILIÁRIA AO ADOLESCENTE: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A VISITA DOMICILIÁRIA AO ADOLESCENTE: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(a)
IVANA DOS SANTOS FONSECA
Orientador(a)
Profa. Dra. Fabiane do Amaral Gubert
Palavras-chave
Educação em Saúde. Visita Domiciliária. Adolescente.
Resumo
A Visita Domiciliária (VD) é um cenário que permite tornar evidentes as relações sociais, que podem fortalecer o potencial de saúde na família. No entanto, essas mesmas relações podem contribuir no processo de adoecimento dos indivíduos, incluindo os adolescentes. Com base no entendimento de seu papel como integrante da Estratégia Saúde da Família (ESF), os trabalhadores de uma Unidade de Saúde, localizada na Regional VI em Fortaleza/CE, vêm desenvolvendo diversas atividades educativas com grupos heterogêneos de usuários. Porém, observou-se uma inquietação por parte destes profissionais devido à baixa adesão dos adolescentes aos processos coletivos de construção do saber, além da falta de empoderamento para cuidarem de si mesmos. A partir deste contexto o objetivo do estudo é compreender a atividade de atenção à saúde do adolescente durante a VD na perspectiva do profissional da ESF com enfoque na Educação em Saúde. Os objetivos específicos foram: conhecer a realidade da atenção à saúde do adolescente no contexto da visita domiciliária e identificar possíveis dificuldades e facilidades que possam existir na atenção ao adolescente durante a VD. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, realizado em agosto a dezembro de 2013. Os instrumentos de coleta foram: entrevista semiestruturada com os profissionais da equipe, lista de observação utilizada durante a VD e diário de campo. Os agentes sociais da pesquisa foram 19 profissionais da ESF (12 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 1 técnica de Enfermagem, 1 Cirurgiã-Dentista, 3 Enfermeiras, 2 Médicos). A análise dos dados foi realizada mediante percurso analítico e sistemático. Resultados: sobre o perfil dos trabalhadores, os ACS foram os mais contemplados com curso de capacitação voltado para o adolescente. Mesmo entre esses profissionais, ficou clara a dificuldade que as equipes têm em lidar com essa fase do ciclo vital. Os entrevistados, de forma livre, relataram que se sentem co-responsáveis por não priorizar a atenção aos adolescentes e que, em parte, isso, se deve à falta de capacitação durante sua formação acadêmica e profissional. Quando se perguntou sobre a Educação em saúde voltada para o adolescente a escola foi citada como ambiente mais propício para se realizar ações de educação em saúde. Alguns entrevistados comentaram que a promoção da saúde por meio da visita domiciliária é um grande desafio em qualquer fase do ciclo vital relacionado principalmente a violência. A proximidade com o adolescente, que a visita domiciliária oportuniza, numa perspectiva que valorize suas experiências, anseios e diferentes saberes articulados aos saberes dos profissionais da saúde e da educação, torna o setor educação, além de importante na interface com a saúde, um potencial parceiro, na construção de ideias e práticas interligadas e efetivas. Considera-se que as visitas domiciliárias realizadas pela equipe de saúde ao adolescente podem ser uma alternativa de espaço que deve ser valorizada para a implementação de estratégias educativas adequadas à realidade da comunidade, bem como fortalecer o vínculo junto a esta população a fim de acessarem mais os serviços de saúde. A relevância do estudo, a partir dessa realidade, encontra-se no fortalecimento da relação entre usuário do SUS e equipe multiprofissional sob uma ótica educativa, realizada por meio da VD, a qual tem possibilidade de ser direcionada além do cuidado aos usuários acamados, mas principalmente como espaço para realização de atividades de Educação em Saúde envolvendo o cenário familiar.
Abstract
The home visit (VD) is a scenario that helps make evident the social relations that can strengthen the potential health or even contribute to the disease process of individuals. This approach allows revisiting the practice to construct a protocol with the participation of different actors involved in the home visit. It is also considered relevant to think the training of professionals, especially in building skills to work an approach and actions in familiar space as communication in the different phases of the life cycle. Based on the understanding of their role as a member of the Family Health Strategy, workers CSF Helium Goes Ferreira, located in the Regional VI in Fortaleza (CE), are developing various educational activities with heterogeneous groups of people residing in Sapiranga and nearby neighborhood. However, it has been observed uneasiness on the part of these workers due to poor adherence of adolescents to participate in these collective processes of knowledge construction and the lack of empowerm ent to take care of them. The overall objective of the study was to understand the activity of adolescent Health Care during VD from the perspective of professional FHS with a focus on Health Education and were specific: to know the reality of attention to adolescent health in the context of home visits and identify potential difficulties and facilities which may exist in adolescent attention during VD. This was an exploratory descriptive qualitative study, in the period August to December 2013. The social workers in the study were 19 professionals FHS ( 12 Community Health Workers, Nursing Technician 1, 1 Dental Surgeon, 3 Nurses, Doctors 2 ) working in the Health Unit Doctor Goes Helio Ferreira . The information processing was performed according to Minayo (2012) in an analytical and systematic pattern. The ACS 's were the most awarded training course geared for the teen . Even among these professionals, it became clear that teams have difficulty in dealing with this clientele. Respondents , free form repor ted that they feel co-responsible for not prioritizing attention to adolescents and that part of it is due to lack of training during their academic and professional training . When asked about health education geared to teenagers, many professionals said the school is the most conducive environment to conduct this activity in order to best reach adolescents. Some respondents said they do health promotion for any group, including teenagers, through home visits, is a major challenge due to the difficulty of all that may involve this process, even when violence is present. The proximity to the teenager, the home visit provides an opportunity, a perspective that takes into account their experience, their aspirations and their different articulated knowledge wit h knowledge of the professional health and education, makes the education sector, as well as important in interface with health a potential partner in the construction of ideas and interconnected and more effective practices. We believe that home visits pe rformed by healthcare adolescents may be an alternative space that can be valued for the implementation of appropriate educational strategies reality of the community. The relevance of the work was to strengthen the relationship between user and SUS multidisciplinary team in an educational viewpoint, held by RV, which is likely to be directed to the care of users unable to go to the Health Unit both, but mainly as space for conducting health education activities involving the whole family.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UFC
UF
CE