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CUIDADO NUTRICIONAL PARA CONTROLE E PREVENÇÃO DA OBESIDADE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
CUIDADO NUTRICIONAL PARA CONTROLE E PREVENÇÃO DA OBESIDADE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA
Autor(a)
Ana Glayrce de Araújo Oliveira
Orientador(a)
José Reginaldo Feijão Parente
Palavras-chave
educação em saúde, estratégia saúde da família, arco de Charles Maguerez, obesidade.
Resumo
Este estudo teve como objetivo realizar uma intervenção educativa pautada na problematização a partir do Arco de Maguerez junto a uma equipe de saúde da família sobre cuidado nutricional para a prevenção e controle da obesidade. Trata-se de uma pesquisa intervencionista, com natureza aplicada e abordagem qualitativa, exploratória e de campo, utilizando como referencial metodológico o arco de Charles Maguerez. A mesma foi desenvolvida com a equipe profissional da unidade básica de saúde (UBS) módulo 10 da cidade de Parnaíba-PI e contou com a participação de sete profissionais, uma enfermeira, 1 uma auxiliar de serviços gerais, duas técnicas de enfermagem e três agentes comunitários de saúde, no período de julho a agosto do ano de 2016. Utilizou-se para coleta das informações os seguintes elementos: anotações em diários de campo e entrevista individual. A organização e análise das informações teve como suporte as etapas que compõem o arco de Maguerez (observação da realidade, pontos chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação da realidade) bem como a análise de conteúdo conforme proposto por Bardin (1977). Os resultados evidenciaram que os encontros educativos, pautados nas etapas do arco de Charles Maguerez, foram efetivos, pois houve sensibilização quanto ao problema obesidade, empoderamento de conhecimento através da busca ativa baseada na problematização, bem como ação através da elaboração de um plano de ação voltado para o tratamento da obesidade junto à comunidade assistida pelo módulo 10. Acredita-se que esta proposta foi bastante positiva e contribuiu com a experiência profissional dos participantes. Percebe-se também a necessidade da continuidade do desenvolvimento de ações educativas junto as equipes profissionais como meio de fortalecer o cuidado a população assistida pelas UBS da cidade de Parnaíba-PI.
Abstract
His study aimed to carry out an intervention guided by the questioning from Maguerez arch next to a healthcare team on family nutritional care for the prevention and control of obesity. It is an interventionist research with applied nature and qualitative approach, exploratory and field, using as methodological reference the arc Charlez Maguerez. The same has been developed with the professional staff of the basic health unit (BHU) in module 10 of the Parnaíba-PI and with the participation of seven professional, a nurse, 1 auxiliary of general services, two nursing techniques and three agents community health, from July to August 2016. It was used for data collection the following: notes on the field and individual interviews daily. The organization and analysis of information had to support the steps that make up the arc Maguerez (observation of reality, key points, theorizing, solution hypotheses and implementation of reality) and the content analysis as proposed by Bardin (1977). The results showed that educational meetings, guided the steps of the arc Charlez Maguerez were effective because there was awareness of the obesity problem, empowerment of knowledge through active search based on questioning and action by drawing up an action plan facing the treatment of obesity with the community assisted by the module 10. it is believed that this proposal was very positive and contributed to the experience of the participants. It is also realize the need to continue the development of educational activities with professional teams as a means to strengthen the care the population assisted by UBS Parnaíba-PI.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE