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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA EM SAÚDE SOBRE COVID-19 PARA GESTANTES E PUÉRPERAS
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA EM SAÚDE SOBRE COVID-19 PARA GESTANTES E PUÉRPERAS
Autor(a)
Michelle Leane Santana da Silva
Orientador(a)
Claudete Ferreira de Souza Monteiro
Palavras-chave
Tecnologias em Saúde. Educação em Saúde. Gestação. Covid-19. SARS-CoV-2.
Resumo
Introdução: A elaboração e validação de uma tecnologia educativa em saúde do tipo cartilha, com informações confiáveis para gestantes e puérperas aos possíveis desdobramentos da COVID-19, visa reforçar as orientações da Organização Mundial da Saúde e de profissionais que prestam assistência direta a esse público. Objetivo:
Construir e validar uma cartilha educativa em saúde para gestantes e puérperas, acerca da COVID-19. Material e Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, baseada nas recomendações de Echer. Desenvolveu-se em três etapas: 1) revisão de literatura e construção de uma tecnologia educativa em saúde para gestantes e
puérperas sobre COVID-19; 2) validação da tecnologia educativa por sete juízes especialistas; e 3) legitimação da tecnologia por 8 gestantes e 4 puérperas. O estudo foi realizado de forma remota com juízes especialistas, e presencial com gestantes e puérperas assistidas por uma Unidade Básica de Saúde do município de Teresina-PI. Foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) não inferior a 0,78, e nível do índice concordância (IC) mínima de 75% nas respostas positivas para medir a concordância dos juízes e público-alvo quanto à representatividade dos itens em relação ao conteúdo e aparência do estudo. O instrumento de avaliação dos especialistas considerou a escala Likert com quatro itens, adaptados do estudo de
Oliveira (2006). Resultados: Os dados foram analisados pelo Índice da Validação do Conteúdo. Todas as sugestões dos juízes foram analisadas e acatadas, concorrendo para a reformulação da versão inicial da tecnologia educacional. Na validação do conteúdo, o Índice de Concordância foi satisfatório de 98%, a partir da média do Índice
de Validade do Conteúdo para todos os itens da tecnologia, representado pelo valor de 0,85, primeira etapa, e 1,00 na segunda etapa de validação e na legitimação da aparência pelo público-alvo consideraram a tecnologia educacional compreensível
com nível de concordância de 100%. Considerações finais: A tecnologia poderá ser utilizada como ferramenta de apoio para gestantes, puérperas, profissionais de saúde e qualquer indivíduo que necessite de informações sobre a temática. Além disso, tem
o intuito de melhorar e fortalecer o processo de trabalho educativo dos profissionais de saúde, por meio de sua disponibilização em PDF via internet e formato para impressão.
Abstract
Introduction: The elaboration and validation of a booklet-type health educational technology, with reliable information for pregnant and postpartum women on the possible consequences of COVID-19, aims to reinforce the guidelines of the World Health Organization and professionals who provide direct assistance to this public. .
Objective: To build and validate an educational health booklet for pregnant and postpartum women about COVID-19. Material and Method: This is a methodological research, based on Echer's recommendations. It was developed in three stages: 1)
literature review and construction of an educational health technology for pregnant and postpartum women about COVID-19; 2) validation of the educational technology by seven expert judges; and 3) legitimation of the technology by 8 pregnant women and 4 postpartum women. The study was carried out remotely with expert judges, and in
person with pregnant and postpartum women assisted by a Basic Health Unit in the city of Teresina-PI. A Content Validity Index (CVI) of not less than 0.78 was used, and an agreement index (CI) level of at least 75% was used for positive responses to measure the agreement of the judges and target audience regarding the representativeness of the items in relation to the content and appearance of the study.
The experts' assessment instrument considered the Likert scale with four items, adapted from the study by Oliveira (2006). Results: Data were analyzed using the Content Validation Index. All the judges' suggestions were analyzed and accepted, contributing to the reformulation of the initial version of the educational technology. In
content validation, the Concordance Index was satisfactory at 98%, based on the average of the Content Validity Index for all technology items, represented by the value of 0.85, in the first stage, and 1.00 in the second stage. validation and appearance legitimacy by the target audience considered the educational technology understandable with an agreement level of 100%. Final considerations: The technology can be used as a support tool for pregnant women, postpartum women,
health professionals and any individual who needs information on the subject. In addition, it aims to improve and strengthen the educational work process of health professionals, through its availability in PDF via the internet and in print format.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2022
Nucleadora
Instituição
UFPI
UF
PI