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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A COPARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A COPARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
Autor(a)
Camila de Oliveira Prata Pessoa
Orientador(a)
Gláucia Posso Lima
Palavras-chave
Aleitamento materno. Pai. Promoção da saúde. Tecnologia educacional.
Resumo
O aleitamento materno configura-se como uma estratégia fundamental para a promoção da saúde materno-infantil, estando a sua manutenção aquém das recomendações da Organização Mundial de Saúde, e sendo o apoio paterno um fator importante para o sucesso do mesmo. O estudo objetiva desenvolver uma tecnologia educacional do tipo cartilha destinada à promoção do aleitamento materno envolvendo a coparticipação dos pais. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em duas fases: construção da cartilha e validação de conteúdo, aparência e adequabilidade do material por parte de juízes especialistas, bem como quanto sua organização, estilo da escrita, aparência e motivação junto ao público-alvo. A coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2019 mediante a aplicação de três questionários, específicos para cada participante. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. Após revisão de literatura, elaboração textual, ilustração e diagramação, a cartilha intitulada “Pai: amigo do peito” teve sua versão inicial submetida à avaliação por juízes na área de interesse. A cartilha foi validada por 24 juízes de conteúdo, destes 15 pesquisadores/docentes e 9 profissionais com experiência prática na área de interesse, e 7 profissionais da área de design e marketing. Em seguida, houve a validação com o público-alvo, em que todos os domínios foram avaliados positivamente. A análise dos dados ocorreu por meio do IVC e teste de legibilidade. O IVC global segundo a avaliação dos juízes foi de 0,92 em conteúdo e 0,97 em aparência. O material educativo foi considerado pelo público-alvo de muita relevância, apresentando um IVC de 0,98. Após a adequação do material, procedeu-se a aplicação do teste de legibilidade, obtendo-se um índice de 60, classificando-o como de fácil leitura. Portanto a tecnologia foi considerada com validade interna em conteúdo e aparência. Acredita-se que este estudo venha a contribuir para a inclusão do pai para o fortalecimento das práticas voltadas para a promoção do aleitamento materno, além de servir de referência para a construção de novas tecnologias.
Abstract
Breastfeeding is configured as a fundamental strategy for the promotion of maternal and child health, its maintenance falling below the recommendations of the World Health Organization, and paternal support being an important factor for its success. The study aims to develop a booklet-type educational technology aimed at promoting breastfeeding involving parental co-participation. This is a methodological study developed in two phases: construction of the booklet and content validation, appearance and suitability of the material by expert judges, as well as its organization, style of writing, appearance and motivation with the target audience. Data collection took place between September and October 2019, through the application of three questionnaires, specific to each participant. The study was approved by the Research Ethics Committee of the State University of Ceará. After literature review, textual elaboration, illustration and diagramming, the booklet entitled “Father: friend of the chest” had its initial version submitted to evaluation by judges in the area of interest. The booklet was validated by 24 content judges, of these 15 researchers / professors and 9 professionals with practical experience in the area of interest, and 7 professionals in the design and marketing area. Then, there was validation with the target audience, in which all domains were evaluated positively. Data analysis was performed using the CVI and legibility test. The global CVI according to the judges' evaluation was 0.92 in content and 0.97 in appearance. The educational material was considered by the target audience as very relevant, presenting an IVC of 0.98. After adjusting the material, the legibility test was applied, obtaining an index of 60, classifying it as easy to read. Therefore, the technology was considered with internal validity in content and appearance. It is believed that this study will contribute to the inclusion of the father in order to strengthen practices aimed at promoting breastfeeding, in addition to serving as a reference for the construction of new technologies.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UECE
UF
CE