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CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE PROFESSORES ACERCA DO COMPORTAMENTO SUICIDA E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE PROFESSORES ACERCA DO COMPORTAMENTO SUICIDA E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO
Autor(a)
Mara Dalila Leandro de Sousa Brito
Orientador(a)
Prof. Dr. Fernando José Guedes da Silva Junior
Palavras-chave
Comportamento autodestrutivo. Adolescente. Suicídio. Escola. Prevenção. Professor.
Resumo
INTRODUÇÃO: O comportamento suicida engloba a ideação suicida, o planejamento, a tentativa de suicídio e, pode culminar, no próprio suicídio. Têm-se identificado alta prevalência deste comportamento em adolescentes. Em decorrência do contato mais próximo às famílias, em especial dos adolescentes, as escolas em associação às Unidades Básicas de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, são consideradas essenciais na prevenção do comportamento suicida, tendo o professor como elo entre os serviços, por estes se localizarem em posição estratégica dentro do ambiente escolar, para atuarem como provedores da prevenção do comportamento suicida. OBJETIVO: Analisar conhecimentos e práticas de professores de ensino fundamental sobre comportamento suicida e estratégias de prevenção. MÉTODO: Estudo qualitativo apoiado na pesquisa-ação, desenvolvido em escola pública do município de Teresina, Piauí, Brasil. A amostra foi constituída por nove professores de ensino fundamental. O estudo foi dividido em fases operacionais, a saber: introdutória ou de negociação; de desenvolvimento (seminários), de mapeamento e categorização dos dados; e os resultados, que foram apresentados em forma de artigo. Utilizaram-se técnicas pautadas no Método Criativo e Sensível. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido conforme aspectos éticos das Resoluções nº. 466/2012 e nº. 510/16, regulamentadas pelo Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS: O conhecimento dos professores baseava-se na identificação dos sinais de alerta em sala de aula, recomendando-se para prevenção a identificação do aluno em risco, a observação, o diálogo, o monitoramento e a utilização de redes de apoio. Em relação à prática, citou-se a aproximação professor-aluno e a identificação e prevenção do bullying. CONCLUSÃO: Observa-se a necessidade de ações voltadas para a capacitação e educação permanente desses profissionais, tendo em vista sua posição privilegiada para a promoção de ambientes saudáveis e intervenções de resiliência bem como para a prevenção e identificação dos adolescentes em risco, com manejo adequado e encaminhamento compartilhado aos serviços de saúde.
Abstract
Goal: Analyze knowledges and teachers' practices inserted at overcast schools by PSE of the municipal district of Teresina about behavior suicide and prevention strategies. Method: It’s about of a qualitative study supported in the research-action developed in a public school of the municipal district of Teresina, Piauí, Brazil. The sample was constituted by nine teachers of fundamental teaching. The study was divided into operational phases and used itself techniques ruled in the Creative and Sensitive Method. Results: The teachers' knowledge based itself in the alert signals identification in class room recommending for prevention the student's identification in risk, the observation, the dialog, monitoring and the support chains utilization. Regarding the practice, it was cited the approach teacher-student and bullying identification and prevention. Conclusion and implications for the practice: It observes itself the need to actions geared to the training and permanent education of these professional having in mind its position privileged for healthy environments promotion and resilience interventions promotion as well as for the prevention and teenagers' identification in risk with adequate handling and shared guiding to the health services.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UFPI
UF
PI