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COMPETÊNCIAS PARA O GERENCIAMENTO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL, CEARÁ
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
COMPETÊNCIAS PARA O GERENCIAMENTO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL, CEARÁ
Autor(a)
Carina Guerra Cunha
Orientador(a)
Izabelle Mont‟Alverne Napoleão Albuquerque
Palavras-chave
Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Gestão em Saúde. Competência Profissional.
Resumo
A Estratégia Saúde da Família- ESF considerada a política estruturante da Atenção Primária à Saúde- APS no Brasil, desenvolve suas ações baseadas na promoção, cura, reabilitação da saúde e prevenção das doenças em âmbito individual e coletivo, com capacidade de impactar na situação de saúde e vida das pessoas, organizando-se a partir da concepção da responsabilidade sanitária por um território,atuando por meio de uma equipe multiprofissional. Esta realidade considerada complexa tem requerido a inserção de um profissional gerente, com a capacidade de coordenar esta equipe e as ações por ela desenvolvidas, devendo este nortear seu processo de trabalho por meio da definição de competências. No contexto deste estudo, o conceito de competência adotado converge para uma combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional, que agregam valor as pessoas e organizações. O estudo teve como objetivo identificar as competências necessáriasà atuação dos Gerentes de território da ESF do município de Sobral, Ceará; e com os objetivos específicos: identificar os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do gerenciamento na ESF; descrever as habilidades necessárias para a atuação dos gerentes na ESF e examinar as atitudes inerentes ao exercício da função de Gerentes na ESF. A pesquisa encontra-se fundamentada numa estratégia metodológica caracterizada como um estudo qualitativo, na modalidade estudo de caso, a partir do pressuposto teórico-metodológico construtivista e responsivo desenvolvido por Guba e Lincoln, realizada no município de Sobral, Ceará, cujos participantes foram os gerentes dos territórios da ESF, gestores do Sistema de Saúde e tutores do Sistema de Saúde Escola. Para a coleta de dados e conforme referencial adotado utilizou-se o círculo hermenêutico dialético com a técnica da entrevista, cujas informações foram organizadas e analisadas por meio da análise de conteúdo. Como resultados, foram elaboradas 47 competências, sendo estas organizadas e analisadas em três dimensões, a saber: conhecimento, habilidade e atitude. Os conhecimentos elencados perpassaram três dimensões distintas os quais foram caracterizadas como conceitual, procedimental e contextual. Estes têm a potencialidade de capacitar o gerente ao desenvolvimento de sua função, superando a lógica do empirismo ainda evidenciado nas práticas gerenciais. Já as habilidades vislumbraram os recursos nos quais o gerente de território deve ser capaz de operar para atuar efetivamente no contexto da ESF, as quais se inseriram dentro das dimensões da gestão, organização, de planejamento e avaliação, comunicação e social. E as atitudes, tidas como valores e comportamentos necessários aos gerentes de território da ESF devendo estas agregar valor às ações desenvolvidas por este profissional. Espera-se que este trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Saúde da Família que ora se conclui possa ser útil à ESF mediante a possibilidade de se identificaras competências já existentes nos profissionais gerentes, bem como para aperfeiçoar ou desenvolver àquelas necessárias ao exercício da função gerencial, além de poder ser utilizada para contratação deste profissional e provimento de educação permanente a esta categoria.
Abstract
The Health Strategy Family- ESF considered the structural policy of Primary Health-APS in Brazil develops its actions based on the promotion, healing, health rehabilitation and prevention of diseases individually and collectively, with the ability to impact the situation health and life of people, organizing themselves from the design of the sanitary responsibility for a territory, acting by a multidisciplinary team. This complex considered reality has required the insertion of a professional manager with the ability to coordinate this team and the actions taken by it, and this should guide their work process by defining competencies. In the context of this study, the concept of competence adopted converges to a synergistic combination of knowledge, skills and attitudes expressed by the professional performance within particular organizational context, that add value to people and organizations. The study aimed to identify the skills needed for actuation of the FHT territory managers in the city of Sobral, Ceará; and with the specific objectives: to identify the knowledge necessary for the development of management in the ESF; describe the skills necessary for the performance of managers in the FHS and examine the attitudes inherent in the Managers role in the FHS. The research is based on a methodological strategy characterized as a qualitative study in the form of case studies, from the constructivist and responsive theoretical and methodological assumption developed by Guba and Lincoln, held in the city of Sobral, Ceará, whose participants were managers of the ESF territory managers of the Health System and tutors of School Health System. To collect data and as reference adopted used the hermeneutic circle dialectic with the interview technique, whose information was organized and analyzed using content analysis. As a result, 47 competencies were developed, which are organized and analyzed in three dimensions, namely: knowledge, skill and attitude. The listed knowledge permeated three distinct dimensions which were characterized as conceptual, procedural and contextual. These have the potential to enable the manager to the development of its function, overcoming the logic of empiricism further evidenced in management practices. Have the skills glimpsed the resources on which the territory manager must be able to operate to effectively operate in the context of the ESF, which it is inserted within the dimensions of management, organization, planning and evaluation, communication and social. And the attitudes, values and behaviors regarded as necessary for the ESF territory managers must add value to these actions developed by this professional. It is expected that this Professional Master completion of work in the Family Health praying is concluded can be helpful to the ESF by the ability to identify existing skills in managers professionals as well as to improve or develop those necessary for the exercise of managerial role in the ESF, and can be used for hiring this professional and providing continuing education to this category.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE