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COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O SUS: A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA PARA A REORIENTAÇÃO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O SUS: A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA PARA A REORIENTAÇÃO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
Autor(a)
ADRIANA FREITAS DINIZ RODRIGUES
Orientador(a)
Maria Rocineide Ferreira da Silva
Palavras-chave
Sistema único de saúde, Estratégia saúde da família, Educação permanente, competências, residência.
Resumo
O Sistema Único de Saúde (SUS) resultou de lutas pela Reforma Sanitária Brasileira surgidas no esteio da redemocratização do país e na construção de um modelo de atenção à saúde, público e universal, que se opunha ao modelo hegemônico, e propõem a Estratégia Saúde da Família (ESF) como meio de reorientação da rede de serviços e das práticas de cuidado em saúde. O desafio de concretizar os princípios e diretrizes do SUS esbarra no perfil de formação dos profissionais de saúde. O ato de cuidar consiste em constituir novas práticas e competências articuladas para o individual ou coletividade, e requer o envolvimento dos trabalhadores do SUS nessa elaboração. A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) aparece como estratégia para promover integralidade do cuidado e ressignificação das práticas, com origem no contato entre os mundos do trabalho e da formação. Assim, a RMSF contribuiu para o desenvolvimento de competências profissionais com vistas à atuação na ESF? A RMSF proporcionou o incentivo à reflexão sobre as práticas no mundo do trabalho e a possibilidade de ressignificação destas? Para responder a estas indagações, realizou-se estudo qualitativo, descritivo-exploratório, cujo objetivo geral foi analisar as competências que orientam a prática profissional dos egressos da RMSF, com foco na reorientação dos processos de trabalho para maior integralidade das ações em saúde. Os objetivos específicos foram: identificar as competências profissionais que orientam a RMSF no Município de Fortaleza; conhecer as concepções de competências necessárias para a prática profissional na ESF dos egressos da RMSF; descrever as diversas práticas de saúde nos territórios da ESF, fomentadas pela RMSF; identificar se a RMSF incentivou à reflexão sobre o processo de trabalho na ESF e as possibilidades de transformá-lo. Os participantes do estudo foram os profissionais dentistas e enfermeiros, conforme os critérios de inclusão estabelecidos para a pesquisa, totalizando 14 egressos da RMSF que continuaram atuando, direta ou indiretamente, na ESF, por no mínimo, 12 meses. O estudo foi realizado no Município de Fortaleza, nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), que contavam com egressos atuando na ESF. Utilizou-se entrevista semiestruturada como técnica para a coleta de dados, e, para a análise destes, o método de Análise de Conteúdo Temática proposta por Minayo (2010) e Gomes (2009), a fim de interpretar as mensagens apreendidas nas falas dos sujeitos. As entrevistas foram realizadas no período de abril e maio de 2016. Foram observados os preceitos éticos da pesquisa com seres humanos e submetido o projeto à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sendo aprovado em março de 2016. Deste estudo emergiram as seguintes categorias para análise: 1. A Residência como espaço de aprender/fazer permanente; 2. Competências para atuar no SUS desenvolvidas no cotidiano das práticas na Residência: vínculo, empatia, solidariedade, tecnologias leves, conhecimento teórico e político, trabalho em equipe; 3. Lacunas da formação profissional: o caminho da graduação para a Residência; 4. A Residência e as reflexões sobre os processos de trabalho na ESF: os desafios de superar o instituído; 5. Fragilidades e potencialidades da Residência como processo formativo; e 6. A Residência como indutora de mudanças nas práticas em saúde. Os resultados apontam que a Residência fomentou reflexões diversas acerca do perfil profissional e do seu papel no contexto do SUS, ao estabelecer diálogos com as práticas e processos vigentes, e de promover questionamentos sobre as competências que se estabelecem além da técnica, de modo a produzir as ações mais favoráveis e resolutivas possíveis para ofertar cuidado integral em saúde. A ressignificação das práticas pode ser evidenciada em ações capazes de produzir transformações no trabalho em saúde, que variam desde uma atitude diferenciada no acolhimento ao usuário do SUS, com outras modalidades de produzir tecnologias, até mudanças expressivas dos processos de trabalho que reverberaram na adoção dessa produção como política pública no Município de Fortaleza.
Abstract
The Unified Health System (SUS) is a result from struggles for Brazilian health reform that arose in the wake of the country's democratization and the construction of a public and universal health care model, which opposed the hegemonic model, and propose the Family Health Strategy (FHS) as a means of reorientation of network services and practices of health care. The challenge to achieve the principles and guidelines of SUS conflicts with health professionals profile. The act of caring is to set up new practices and skills articulated for individual or collective attendance, and requires the involvement of SUS professionals in this preparation. The Multiprofessional Residence in Family Health (MRFH) appears as a strategy to promote comprehensive care and to reframe practices arising from the contact between work and formation. Thus, RMSF contributed to the development of professional skills with a view to acting in the FHS? RMSF provided the incentive to reflect on the practices in the labor market and the possibility of reframing these? To answer these questions, there was a qualitative, descriptive and exploratory study, whose general objective was to analyze the professional skills that guide the professional practice of graduates of MRFH, focusing on the reorientation of work processes for greater comprehensiveness of health actions. The specific objectives were to identify professional skills that guide MRFH in Fortaleza; know the concepts of skills required for professional practice in the FHS of the MRFH graduates; describe the various health practices in the FHS territories, encouraged by MRFH; identify the MRFH encouraged to reflect on the work process in the FHS and the possibilities of transforming it. The study participants were dentists and nurses, as the inclusion criteria for the study, a total of 14 graduates of MRFH who continued acting, directly or indirectly, in the FHS for at least 12 months. The study was conducted in the city of Fortaleza, in Primary Care Units Health, which relied on graduates working in the FHS. We used semi-structured interview as a technique for data collection, and for the analysis of the qualitative method proposed by Minayo (2010) and Gomes (2009), in order to interpret the messages seized in the statements of the subjects. The interviews were conducted between April and May 2016. We observed the ethical principles of human research and submitted the project for consideration by the Ethics Committee of the State University of Ceará (UECE), was approved in March 2016. In this study the following categories were emerged for analysis: 1. MRFH as a place to learn / do permanent; 2. Skills to work in the SUS developed in the daily practice in MRFH: bonding, empathy, solidarity, light technology, theoretical and political knowledge, teamwork; 3. Gaps in vocational training the path of graduation for residence; 4. MRFH and the reflections on the work process in the FHS: the challenges of overcoming the set; 5. Weaknesses and potential of residence as training process; and 6. MRFH to induce changes in health practices. The results show that the residence fomented several reflections on the professional profile and its role in the context of SUS, to establish dialogues with current practices and processes, and to promote questions about the powers that set it apart from technique, to produce the most favorable actions and resolving possible to offer comprehensive health care. The reinterpretation of the practices can be evidenced in actions that produce changes in health work, ranging from a differentiated attitude in welcoming to SUS users with other types of produce technologies to significant changes in work processes that reverberated in the adoption of this production and public policy in the city of Fortaleza.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UECE
UF
CE