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CLÍNICA AMPLIADA NO CUIDADO À PESSOA COM DEMÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA PESQUISA-AÇÃO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
CLÍNICA AMPLIADA NO CUIDADO À PESSOA COM DEMÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA PESQUISA-AÇÃO
Autor(a)
BRÍGIDA EMÍLIA PEREIRA QUEZADO
Orientador(a)
Annatália Meneses de Amorim Gomes
Palavras-chave
Demência. Atenção Primária à Saúde. Idosos. Assistência Integral à saúde. Estratégia Saúde da Família.
Resumo
O cuidado na atenção primária perpassa por todas as etapas de vida do ser humano, e cada vez mais existe uma preocupação com a saúde do idoso, decorrente da transição demográfica, que eleva este contingente, ocasionando maior prevalência de doenças crônicas. Entre estas, o aumento dos casos de demência está previsto em escala mundial, desafiando a busca de desenvolvimento de abordagem e terapêutica adequadas desses casos que sejam iniciadas e acompanhadas pela Atenção Primária à Saúde (APS), responsável pela gerência deste cuidado, por meio de trabalho transdisciplinar, abrangendo diversos saberes e práticas de saúde. Objetivou-se neste estudo abordar os conhecimentos das ações educativas que promovam o cuidado integral à pessoa com demência na atenção primária em saúde, na perspectiva de educação permanente em saúde. Tratou-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. A metodologia consistiu na formação de grupo de 18 profissionais da APS, na Unidade de Atenção Primária em Saúde Edmar Fujita, no município de Fortaleza, Ceará, no nordeste brasileiro. As etapas da pesquisa-ação seguida segundo Thiollent (2015), em que se dividiu em fases exploratória, onde houve a caracterização a partir do perfil dos participantes e o diagnóstico situacional por meio de questionário semiestruturado; planejamento, ação e avaliação, com aplicação de intervenção educativa, pela realização de roda de conversa, seminários e oficinas; finalizando com a elaboração de uma proposta de linha de cuidado integral para pessoas portadoras de demência na atenção primária, plano de ação em um Projeto Terapêutico Singular e a elaboração de Eixos de Cuidado com os passos a serem seguidos pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) na Atenção Primária em Saúde. A avaliação transcorreu em todas as etapas do processo. Foi utilizado o Diário de Campo, importante para avaliação das diversas fases do processo de pesquisa-ação. Com o término dos trabalhos, em estudo das falas, constamos a evolução do conhecimento e a aquisição de novos saberes pelos participantes da pesquisa. Torna-se necessário o apoio da gestão e aporte de recursos financeiros e logísticos para implementar estas estratégias, pois evidências corroboram para a importância do cuidado integral à pessoa com demência. Conclui-se pela necessidade de fortalecer a educação permanente na qualificação dos profissionais da ESF para a atenção a pessoa com demência na direção de uma clínica ampliada, humanização, organização da linha de cuidado integral e empoderamento da equipe para agir na melhoria da sobrevida destas pessoas, conduzindo ações efetivas que contribuam para reduzir gastos financeiros pelas famílias e sociedade, diminuir o avanço da doença e consequente institucionalização.
Abstract
Care in primary care permeates all stages of life of the human being, and there is an increasing concern about the health of the elderly, due to the demographic transition, which raises this contingent, causing a higher prevalence of chronic diseases. Among these, the increase in cases of dementia is predicted worldwide, challenging the search for development of appropriate approach and therapeutics of these cases that are initiated and accompanied by Primary Health Care (PHC), responsible for the management of this care through transdisciplinary work, covering diverse knowledge and health practices. The objective of this study was to discuss the knowledge of educational actions that promote comprehensive care for people with dementia in primary health care, from the perspective of permanent health education. It was an action research with a qualitative approach. The methodology consisted of the formation of a group of 18 APS professionals in the Primary Health Care Unit Edmar Fujita, in the city of Fortaleza, Ceará, in northeastern Brazil. The steps of the action research followed according to Thiollent (2015), where it was divided into exploratory phases, where the characterization was based on the profile of the participants and the situational diagnosis through a semi-structured questionnaire; planning, action and evaluation, with application of educational intervention, by the conduct of conversation, seminars and workshops; ending with the elaboration of a proposal for a comprehensive care line for people with dementia in primary care, a plan of action in a Unique Therapeutic Project and the elaboration of Axes of Care with the steps to be followed by the Family Health Strategy (FHS) team in Primary Health Care. Evaluation took place at all stages of the process. The Diário de Campo was used, important for evaluating the various phases of the action research process. With the end of the work, in the study of the speeches, the evolution of knowledge and the acquisition of new knowledge by the participants of the research were recorded. It is necessary to support the management and financial and logistical resources to implement these strategies, as evidences corroborate the importance of comprehensive care for the person with dementia. It is concluded that there is a need to strengthen the permanent education in the qualification of the FHS professionals to care for the person with dementia in the direction of an extended clinic, humanization, organization of the integral care line and empowerment of the team to act to improve the survival of these people, leading to effective actions that contribute to reduce financial expenditures by families and society, reduce disease progression and consequent institutionalization.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UECE
UF
CE