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CÍRCULO DE CULTURA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ADESÃO AO TRATAMENTO DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
CÍRCULO DE CULTURA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ADESÃO AO TRATAMENTO DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Autor(a)
Sônia Maria de Araújo Cavalcante
Orientador(a)
Annatália Meneses de Amorim Gomes
Palavras-chave
Diabetes mellitus. Adesão ao tratamento. Círculo de cultura. Atenção primária à saúde.
Resumo
Este trabalho objetivou realizar Círculos de Cultura como estratégia de educação popular em saúde para melhoria à adesão ao tratamento de Diabetes Mellitus tipo 2 na atenção primária do Município de Fortaleza, Ceará, Brasil. Apresenta aspectos teóricos sobre a doença Diabetes Mellitus, tipos, principais complicações e tratamento, além de discorrer sobre a adesão ao tratamento medicamentoso do paciente com Diabetes Mellitus tipo 2, promoção da saúde e educação popular nas práticas profissionais adotadas, destacando também os fundamentos, conceitos e as estratégias do Círculo de Cultura. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando como método a pesquisa-ação, tendo em vista que essa pesquisa foi desenvolvida a partir da interação entre pesquisadores e usuários, com propósito de estabelecer troca de saberes e possibilitar uma ação intervencionista através do Círculo de Cultura, com vistas à transformação das condutas em relação à adesão ao tratamento medicamentoso. A abordagem teórico-metodológica que embasa o presente estudo é a dialética, buscando identificar as percepções dos sujeitos em seus discursos e articulando cada discurso com os outros discursos pertencentes aos usuários diabéticos, com intuito de formar um único discurso representante do todo, o Discurso do Sujeito Coletivo. O campo do estudo concretizou-se na Unidade de Atenção Primária Mattos Dourado, situada no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza-CE. A amostra foi do tipo não probabilística e intencional, sendo utilizados os seguintes critérios de seleção: i) maiores de 40 anos; ii) considerados não aderentes pelo Teste de Morisky-Green; iii) cadastrados na (UAPS) e iv) atendidos por uma equipe de saúde na família. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram observações livres, entrevista estruturada e Círculo de Cultura. Foi possível identificar a transformação ocorrida nos usuários diabéticos, em relação à adesão ao tratamento medicamentoso, a partir da codificação e descodificação da realidade sob a reflexão crítica. Os resultados da pesquisa mostraram que as significações negativas sobre a doença se destacaram com forte impacto emocional, com percepção de limitações importantes, repercutindo na maneira de viver. Este aspecto, porém, não atingiu a totalidade do grupo, surgindo significação positiva de felicidade e bem-estar, não permitindo portanto, interferência negativa em sua vida. Em relação à percepção sobre a adesão ao tratamento medicamentoso, reconhece-se que todos os usuários entendiam que a adesão é uma atitude de cumprir o tratamento medicamentoso, conforme o profissional de saúde orienta, embora não agisse nessa direção. Finalmente, em relação aos aspectos que dificultavam a adesão ao tratamento medicamentoso, identificaram-se os relacionados ao próprio usuário, destacando-se o esquecimento; os relacionados ao esquema terapêutico como principalmente o excesso de medicamentos; e ao sistema de saúde, enfatizado desorganização e falta frequente dos medicamentos. Compreende-se que os resultados deste estudo reforçam a importância do entendimento de que os usuários agem dentro das possibilidades da realidade que os oprime, e somente após mergulhar nessas condições concretas, consegue-se transformá-los na direção da adesão ao tratamento medicamentoso. Finalmente, conclui-se que o Círculo de Cultura como estratégia de Educação Popular, mostrou-se como uma estratégia potente para fomentar a adesão ao tratamento medicamentoso, possibilitar aos profissionais de saúde ampliar percepções sobre o compartilhamento de saberes entre a população e os serviços de saúde, e contribuir de maneira positiva no Sistema Único de Saúde (SUS).
Abstract
This work aims to conduct culture circles as popular education strategy for health to improve the adherence to type 2 diabetes treatment in primary care in the city of Fortaleza, Ceará. Theoretical aspects of the disease Diabetes Mellitus, their types, their main complications and treatment, and discuss the adherence to drug treatment of the patient with Diabetes Mellitus type2, health promotion and popular education in professional practices, also highlighting the fundamentals, concepts and strategies of Círculo Culture. It is characterized as an exploratory research with qualitative approach using as a method action research, given that this research was developed from the interaction between researchers and users, in order to establish an +exchange of knowledge and enable interventionist action by the Culture Circle, with a view to transforming behaviors in relation to adherence to drug treatment. The theoretical and methodological approach that underlies the present study is the dialectic in order to identify the perceptions of the subjects in his speeches and articulating every speech with other discourses pertaining to diabetic users, in order to form a single speech representative of the whole, the Speech Collective Subject. The field of study materialized in the Primary Care Unit Mattos Gold, located in Edson Queiroz district of Fortaleza. The sample was non-probabilistic and intentional, being used the following selection criteria: i) greater than 40; ii) are non-adherent by Morisky-Green test; iii) registered in (UAP) and iv) served by a health team in the family. The techniques used for data collection were free observation, structured interview and Culture Circle. It was possible to identify the transformation that occurred in diabetic users in relation to adherence to drug treatment, from the encoding and decoding of their reality in a critical reflection. The survey results showed that the negative meanings of Diabetes Mellitus stood out with strong emotional impact, with perception of important limitations which influence the way we live. This aspect, however, did not reach the entire group, emerging positive meaning of happiness and well-being, not allowing, thus, negative interference in your life. Regarding the perception of adherence to drug treatment we recognize that all users understand that membership is an attitude to comply with drug treatment as the health professional guides, but do not act in this direction. Finally, with regard to the aspects that hinder adherence to drug treatment identified related to the user himself, especially forgetfulness; related to the treatment regimen as mainly excess medicines; and related to the health system, emphasized disorganization and frequent lack of medicines. We understand that the results of this study reinforce the importance of understanding that users act within the possibilities of reality that oppresses them, and only after plunging these concrete conditions could turn them towards the adherence to drug treatment. Finally, we conclude that the Culture Circle as a strategy for Popular Education was a powerful strategy to provide compliance to drug treatment, enabling healthcare professionals to broaden their perceptions about the sharing of knowledge among the population and health services, and contribute positively in solving the Unified Health System (SUS).
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UECE
UF
CE