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CARTILHA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM HANSENÍASE
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
CARTILHA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM HANSENÍASE
Autor(a)
ROSA MARIA GRANGEIRO MARTINS
Orientador(a)
Maria do Socorro Vieira Lopes
Palavras-chave
Hanseníase; Autocuidado; Incapacidade; Tecnologia Educacional.
Resumo
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e potencialmente incapacitante. Manifesta-se sob forma de lesões na pele e processos inflamatórios em nervos periféricos, sendo o autocuidado uma ferramenta substancial para o manejo na prevenção e minimização das incapacidades e deformidades. Objetivou-se elaborar uma cartilha educativa para promoção do autocuidado em hanseníase. Estudo descritivo/qualitativo que apropriou-se dos pressupostos da pesquisa-ação. Realizado no ano de 2016 no município de Juazeiro do Norte-CE. Participaram do estudo 21 pacientes em tratamento para hanseníase, acompanhados no Centro de Dermatologia e Doenças Infecciosas. Utilizou-se da roda de conversa como proposta metodológica e entrevista semiestruturada como instrumento para coleta dos dados. Os dados foram analisados e discutidos sob forma de capítulos e categorias, construídos por meio das significações dos participantes, contribuindo na elaboração da cartilha educativa. O estudo tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Cariri (URCA), sob Parecer n.º 1.438.136. Identificou-se após a compilação dos dados que os participantes possuem baixa renda e nível educacional limitados. Compreendem pouco os significados das palavras incapacidade e autocuidado, sendo suas práticas de autocuidado substanciadas apenas no cuidado com o corpo por meio da hidratação da pele e uso de protetor solar. O corpo alterado pela doença também foi sinalizado pelos participantes, reafirmando o estigma real e imaginário como condição preponderante em suas vidas. Evidenciou-se também que os participantes ainda possuem algumas dúvidas sobre a doença. A tecnologia educacional em forma de cartilha aqui proposta, foi elaborada baseada nas principais significações dos participantes, reconhecendo suas principais dúvidas, dificuldades e necessidades. A cartilha aborda aspectos referentes ao cuidado com o corpo, especificamente com o rosto/face, mãos e pés e algumas orientações sobre transmissibilidade, tratamento, cura da doença e do preconceito. Traz uma ideia de dois personagens com hanseníase, o “Pedro” e a “Ana”, que ativamente orientam como eles aprenderam a se cuidar e como deve ser realizado o cuidado de forma autônoma e frequente com o corpo. Considera-se que esta cartilha servirá como meio para aproximação de pacientes com hanseníase e profissionais, uma vez que, as tecnologias educacionais promovem autonomia do sujeito e estabelece laços interativos na troca de saberes, proporcionando melhoria das condições de saúde e doença de forma individual e coletiva.
Abstract
Leprosy is a potentially disabling infectious and contagious disease. It manifests itself in the form of skin lesions and inflammatory processes in peripheral nerves, being the self-care a substantial tool for the management of the prevention and minimization of disabilities and deformities. It was aimed to develop a primer for self-care educational promotion in leprosy. It is a descriptive/qualitative study that takes ownership of the assumptions of action research. It was conducted in 2016 in the municipality of Juazeiro do Norte-CE. 21 patients in treatment for leprosy participated of the study, accompanied in the Dermatology Center and Infectious Diseases. It was used the conversation circle as a methodological proposal and semi-structured interview as instrument for data collection. The data were analyzed and discussed in the form of chapters and categories, built through the meanings of the participants, contributing to the development of educational primer. The study has approval of the Research Ethics Committee of the Regional University of Cariri (URCA) under Opinion No. 1,438,136. It was identified after the compilation of the data that the participants have: low income and limited educational level. They understand little of the meanings of words like inability and self-care, being their self-care practices substantiated only in care with the body through the hydration of the skin and the use of sunscreen. The body changed by illness was also signaled by the participants, reaffirming the real and imaginary stigma as a major condition on their lives. It was also highlighted that the participants still have some doubts about the disease. The educational technology proposed in the form of primer was elaborated based on the main meanings of the participants, recognizing their main doubts, difficulties and needs. The primer approaches aspects related to body care, specifically with the face, hands and feet, and some guidance on transferability, treatment, cure of disease and prejudice. It brings an idea of two characters with leprosy, “Pedro” and “Ana”, who actively guide as they learned to take care of themselves and how the body care should be performed autonomously and frequently. This primer will serve as a means to approach of leprosy patients and professionals, hence, educational technologies promote autonomy of the subject and establishing interactive links in the exchange of knowledge, providing improvement of health conditions in an individual and collective form.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE