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AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE LIDERANÇA EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE UMA MICRORREGIÃO DO NOROESTE CEARENSE
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE LIDERANÇA EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE UMA MICRORREGIÃO DO NOROESTE CEARENSE
Autor(a)
Catarina de Vasconcelos Pessoa
Orientador(a)
Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto
Palavras-chave
Enfermagem; Estratégia Saúde da Família; Gerenciamento da Prática Profissional; Liderança.
Resumo
Objetivos: Cartografar as práticas gerenciais com foco na liderança exercida pelo Enfermeiro no território da ESF; Descrever o perfil dos Enfermeiros da ESF, considerando suas características sociodemográficas de formação e o desenvolvimento profissional; e Identificar as necessidades de educação permanente e as qualificações vivenciadas pelos Enfermeiros que influenciem na sua liderança pessoal. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, sob abordagem mista do tipo estudo de caso, desenvolvida com 64 Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família dos municípios da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) do Estado do Ceará, a qual abrange os municípios de Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Marco e Morrinhos. A coleta ocorreu no período de julho a setembro de 2019 por meio de um questionário do Google Forms®, que continha questões abertas, semiabertas e fechadas, e está dividido em sete blocos, a saber: Bloco I - Identificação sociodemográfica; Bloco II - Formação profissional; Bloco III - Acesso à informação técnico-científica; Bloco IV – Mercado de trabalho e características dos empregos; e Bloco V - Processo de Trabalho. Os resultados foram organizados em planilhas do Excel® e, em seguida, submetidos a análise dos softwares: R versão 3.5.0 (dados quantitativos) e o NVivo 11® (informações qualitativas). Resultados: 79,7% dos enfermeiros são do sexo feminino, sendo observado um processo de masculinização da profissão, 20,3%; 29,7% estão na faixa etária de 26 a 30 anos, apontando o rejuvenescimento da categoria; 18,8% possuem mais de um emprego; A formação em faculdades privadas predomina, 62,5%; 25% cursou o Técnico de Enfermagem e 76,6% cursaram ou estão cursando uma Pós-Graduação. Na modalidade de aprimoramento técnico-científico, 60,9% participaram de eventos científicos na área da saúde; 62,5% sempre acessam a internet e frequentemente via celular 79,7%. A qualificação/capacitação apontada como maior necessidade foi na área da Saúde Pública e da Família, 18,1%. No entendimento por liderança no processo de trabalho, 40,6% responderam que é ser gestor de uma equipe; 26,6% que é ter habilidades pessoais; e 20,3% que é trabalhar em equipe. Sobre as práticas de liderança exercidas na ESF, 48,4% envolvem atividades de gerenciar e coordenar a equipe na UBS, e 32,8% que envolve organizar reuniões para planejar, monitorar e avaliar as ações desenvolvidas. Entre os fatores que limitam o desempenho da competência liderança está o acúmulo da função assistencial e gerencial com 14,1% e problemas nas relações de trabalho com 12,5%. Já entre os fatores que motivam, foram citados a integração com a equipe 21,9% e a possibilidade de adquirir experiência profissional com 18,8%. Sobre a categorização do processo de trabalho apontada pelos Enfermeiros, surgiram as seguintes categorias finais: Processo de trabalho, Tempo e disponibilidade, Gratificação profissional, Habilidades, Questões políticas e administração da UBS. Os principais elementos do processo de trabalho com liderança, destacamos: equipe, assistência, resultados, processo de trabalho, tempo, coordenação, gestão, responsabilidade, resolutividade, comunicação, entre outros; baseados nas categorias finais de administrar, assistir, ensinar e participar politicamente. Conclusão: Os achados do presente estudo permitiram evidenciar que a liderança exercida pelos enfermeiros envolve o processo de influenciar pessoas com o intuito de um bem comum, a partir de um gerenciamento mais eficaz. O produto final consiste em diagnóstico situacional da região que subsidiará os gestores, criando possíveis estratégias para resolução de problemas e gerando ações cada vez mais resolutivas.
Abstract
Objectives: To map the management practices with a focus on the leadership exercised by the Nurse in the territory of the FHS; Describe the profile of FHS nurses, considering their sociodemographic characteristics of training and professional development; and Identify the continuing education needs and qualifications experienced by Nurses that influence their personal leadership. Methodology: This is an exploratory research, under a mixed case study approach, developed with 64 Nurses from the Family Health Strategy of the municipalities of the 12th Regional Health Coordination (CRES) of the State of Ceará, which covers the municipalities of Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Marco and Morrinhos. The collection took place from July to September 2019 through a Google Forms® questionnaire, which contained open, semi-open and closed questions, and is divided into seven blocks, namely: Block I - Sociodemographic identification; Block II - Professional training; Block III - Access to technical and scientific information; Block IV - Labor market and job characteristics; and Block V - Work Process. The results were organized in Excel® spreadsheets and then submitted to software analysis: R version 3.5.0 (quantitative data) and NVivo 11® (qualitative information). Results: 79.7% of nurses are female, with a process of masculinization of the profession, 20.3%; 29.7% are in the age group of 26 to 30 years, pointing to the rejuvenation of the category; 18.8% have more than one job; Training at private colleges predominates, 62.5%; 25% attended the Nursing Technician and 76.6% attended or are attending a Postgraduate Course. In the modality of technical and scientific improvement, 60.9% participated in scientific events in the health area; 62.5% always access the internet and often via cell phone 79.7%. The qualification / training pointed out as the greatest need was in the area of Public and Family Health, 18.1%. In the understanding of leadership in the work process, 40.6% answered that it is to be a team manager; 26.6% that is having personal skills; and 20.3% that is working as a team. Regarding the leadership practices exercised in the ESF, 48.4% involve activities to manage and coordinate the team at the UBS, and 32.8% involve organizing meetings to plan, monitor and evaluate the actions developed. Among the factors that limit the performance of the leadership competence is the accumulation of the assistance and management function with 14.1% and problems in work relations with 12.5%. Among the motivating factors, the integration with the team was mentioned 21.9% and the possibility of acquiring professional experience with 18.8%. Regarding the categorization of the work process pointed out by Nurses, the following final categories emerged: Work process, Time and availability, Professional gratification, Skills, Political issues and UBS administration. The main elements of the leadership work process, we highlight: team, assistance, results, work process, time, coordination, management, responsibility, resolution, communication, among others; based on the final categories of administering, assisting, teaching and participating politically. Conclusion: The findings of the present study showed that the leadership exercised by nurses involves the process of influencing people in order to achieve a common good, based on more effective management. The final product consists of a situational diagnosis of the region that will support the managers, creating possible strategies for solving problems and generating more and more resolutive actions.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE