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AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ-CE
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Documento
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Luana Silva Sousa
O desenvolvimento de práticas em saúde bucal pautadas na vigilância em saúde por meio de ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, organizadas em todos os níveis de atenção demanda que a avaliação e a gestão dos serviços de atenção primária valorizem os componentes de estrutura e sua relação com a qualidade dos processos de trabalho em saúde, visando alcançar resultados positivos no estado de saúde dos indivíduos e da população. Desta forma, objetivou-se avaliar a qualidade da assistência em saúde bucal no município de Tianguá-CE, Brasil, com base no referencial teórico proposto por Avedis Donabedian, segundo o qual a avaliação em saúde está pautada na tríade: estrutura, processo e resultado. Trata-se de estudo avaliativo do tipo exploratório descritivo, com abordagem mista. A população do estudo foi constituída por profissionais de saúde que atuam nas equipes de saúde bucal incluídas na Estratégia Saúde da Família do município de Tianguá, CE. Utilizaram-se como instrumentos para coleta de informações: os questionários virtuaispara avaliar estrutura, a entrevista semiestruturada para o processo e, para a análise dos resultados, consultaram-se nos Sistemas de Informação do SUS os indicadores de desempenho do município nos anos de 2018 a 2021. O estudo está em consonância com os preceitos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.Os dados quantitativos foram analisados estatisticamente e, para o tratamento dos dados qualitativos, adotou-se o método da análise de conteúdo, proposto por Bardin.Nos resultados, a avaliação da estrutura revelou que alguns equipamentos imprescindíveis no consultório, como caneta de alta rotação, aparelho de raio x odontológico, o macromodelo e a escova dental não estão presentes em algumas unidades. Para o componente processo, a análise evidenciou que a falta de estrutura própria para realização das atividades constitui o principal limitante na visão da equipe. Além disso, destacou-se a necessidade de capacitação dos profissionais que integram a equipe, especialmente dos agentes comunitários de saúde, uma vez que configuram principal elo entre o serviço e os pacientes do território. Quanto à avaliação do resultado, os indicadores “atendimentos de urgência, cobertura da primeira consulta e tratamento concluído” apresentaram queda substancial nas médias entre os anos de 2018 e 2021. Esses dados podem indicar déficit na resolubilidade dos casos e lacuna no acesso da população aos serviços odontológicos de maneira individual. Em síntese, e considerando as limitações intrínsecas de processos avaliativos, as informações levantadas nessa avaliação oferecem contribuições relevantes para tomada de decisão no âmbito da assistência e reforçam para a necessidade de aprimoramento e reformulação dos processos de trabalho das equipes de saúde bucal do município estudado.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ-CE
Autor(a)
Luana Silva Sousa
Orientador(a)
Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque
Palavras-chave
mecanismos de avaliação da assistência à saúde; qualidade da assistência à saúde; serviços de saúde bucal.
Resumo
O desenvolvimento de práticas em saúde bucal pautadas na vigilância em saúde por meio de ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, organizadas em todos os níveis de atenção demanda que a avaliação e a gestão dos serviços de atenção primária valorizem os componentes de estrutura e sua relação com a qualidade dos processos de trabalho em saúde, visando alcançar resultados positivos
no estado de saúde dos indivíduos e da população. Desta forma, objetivou-se avaliar a qualidade da assistência em saúde bucal no município de Tianguá-CE, Brasil, com base no referencial teórico proposto por Avedis Donabedian, segundo o qual a avaliação em saúde está pautada na tríade: estrutura, processo e resultado. Trata-se de estudo avaliativo do tipo exploratório descritivo, com abordagem mista. A população do estudo foi constituída por profissionais de saúde que atuam nas equipes de saúde bucal incluídas na Estratégia Saúde da Família do município de Tianguá, CE. Utilizaram-se como instrumentos para coleta de informações: os questionários virtuaispara avaliar estrutura, a entrevista semiestruturada para o processo e, para a análise dos resultados, consultaram-se nos Sistemas de Informação do SUS os indicadores de desempenho do município nos anos de 2018 a 2021. O estudo está em consonância com os preceitos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.Os dados quantitativos foram analisados estatisticamente e, para o tratamento dos dados qualitativos, adotou-se o método da análise de conteúdo, proposto por
Bardin.Nos resultados, a avaliação da estrutura revelou que alguns equipamentos imprescindíveis no consultório, como caneta de alta rotação, aparelho de raio x odontológico, o macromodelo e a escova dental não estão presentes em algumas unidades. Para o componente processo, a análise evidenciou que a falta de estrutura própria para realização das atividades constitui o principal limitante na visão da equipe. Além disso, destacou-se a necessidade de capacitação dos profissionais que integram a equipe, especialmente dos agentes comunitários de saúde, uma vez que configuram principal elo entre o serviço e os pacientes do território. Quanto à avaliação do resultado, os indicadores “atendimentos de urgência, cobertura da primeira consulta e tratamento concluído” apresentaram queda substancial nas médias entre os anos de 2018 e 2021. Esses dados podem indicar déficit na resolubilidade dos casos e lacuna no acesso da população aos serviços odontológicos de maneira individual. Em síntese, e considerando as limitações intrínsecas de processos avaliativos, as informações levantadas nessa avaliação oferecem contribuições relevantes para tomada de decisão no âmbito da assistência e reforçam para a necessidade de aprimoramento e reformulação dos processos de trabalho das equipes de saúde bucal do município estudado.
Abstract
The development of oral health practices based on health surveillance through
promotion, prevention, treatment and rehabilitation actions, organized at all levels of
care, demands that the assessment and management of primary care services value
the components of structure and its relationship with the quality of work processes in
health, aiming to achieve positive results in the health status of individuals and the
population. In this way, the objective was to evaluatethe quality of oral health care in
the city of Tianguá-CE, Brazil, withbased on the proposed theoretical framework by
Avedis Donabedian, second which to health assessment is based on the triad:
structure, process and result. it is about of an evaluative study of the descriptive
exploratory type, with a mixed approach. The population of study consisted of health
professionals who work in health teams oral included at Strategy Health from the
Family of County in Tiangua, EC. were used as instruments for collect in information:
you questionnaires virtualfor to assess structure, the interview half structured for O
process It is, for The analysisof the results, the indicators were consulted in the
Information Systems of the SUS in performance of County us years in 2018 The 2021.
O study it is in consonance with you precepts from the Resolution 466/12 of Advice
National in Health.Quantitative data were statistically analyzed and, for the treatment
of qualitative data, the content analysis method proposed by Bardin was adopted.Us
results, The assessment from the structure revealed what some equipment essential
in the office, such as high-speed pen, x-ray machine dentistry, the macro model and
the toothbrush are not present in some units. For O component process, The analysis
evidenced what The lack of structurefor carrying out the activities constitutes the main
limiting factor in the view of the team. In addition from that, He stood out The need in
training of the professionals whatintegrate the team, especially the community health
agents, since configure main link in between O service It is you patients of territory . How
much The assessmentof result, you indicators “calls in urgency, roof from the first
consultation and completed treatment” showed a substantial drop in the averages
between the years 2018 and 2021. These data may indicate a deficit in the resolution
of the cases and gap in the population's access to dental services in a individual. In
synthesis, It is considering to the limitations intrinsic in Law Suit evaluative, to the
information raised in this assessment offer contributions relevant for outlet in decision
at the scope from the assistance and reinforce the need to improve and reformulate
the work processes of oral health teams of the municipality studied.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2023
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE