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APLICAÇÃO DO MÉTODO LEAN PARA A DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
APLICAÇÃO DO MÉTODO LEAN PARA A DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Autor(a)
Ana Gerúsia Souza Ribeiro Gurgel
Orientador(a)
Profª Drª. Maristela Inês Osawa Vasconcelos
Palavras-chave
Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Gestão em Saúde; Eficiência Organizacional; Neoplasias da Mama.
Resumo
Nas últimas décadas, vem crescendo internacionalmente o interesse nos conceitos e ferramentas da Filosofia Lean como tendência em efetividade de resultados e satisfação das pessoas que a utilizam. No campo da saúde já existem várias experiências na rede hospitalar com nível de qualidade e segurança do paciente. A Estratégia Saúde da Família vem se consolidando como estruturante e prioritária para reorganização do modelo de Atenção à Saúde e deve ser a coordenadora do cuidado e ordenadora das Redes de Atenção à Saúde. Outrossim, considerando que o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres e que o Ministério da Saúde através de pactuações nacionais monitora o rastreamento de exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos emergiram os questionamentos: Como melhorar o diagnóstico precoce do câncer de mama em Sobral - CE? Como reduzir o lead time do fluxo assistencial percorrido? Deste modo, tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, do tipo Estudo de Caso. Objetivou aplicar a metodologia Lean no âmbito da Atenção Primária à Saúde para a otimização do cuidado à mulher com câncer de mama. Teve como cenário o município de Sobral-CE através de uma Unidade Básica de Saúde laboratório, o Centro de Especialidades Médicas e a Policlínica e como participantes os profissionais que atuavam nos setores ligados ao processo de diagnóstico do câncer de mama destes equipamentos e que possuíssem experiência igual ou superior à seis meses de atuação. A coleta de dados foi desenvolvida entre junho e julho de 2019, através do Ciclo OPDCA, onde foi organizado cada etapa do processo com uma ferramenta Lean. A partir da aplicação da ferramenta Lean mapeamento do fluxo de valor (MFV) atual e sua projeção futura nos equipamentos relacionados à essa linha de cuidados identificou-se que os problemas centrais eram: elevado tempo de espera, atendimento por ordem de chegada e insuficiência da carga horária médica. Foram sugeridas algumas melhorias como: agendamento de consultas por blocos de horas, agendas flexíveis, qualificação das filas de especialidades, disponibilidade de carga horária médica diária, vagas protegidas nas agendas dos especialistas para usuários com exames alterados, entre outras. Com a implementação das melhorias com foco na redução dos desperdícios e tempos de espera projetou-se reduzir os tempos de espera atuais de 2-20 dias para 2-7 dias enquanto a redução percentual do lead time para os fluxos variou entre 47%-41% no fluxo 1 Unidade Básica de Saúde(UBS)/ Centro de Especialidades Médicas(CEM) e 40%-39% no fluxo 2(UBS/Policlínica).Este novo fluxo gera ganho de tempo e aumento das chances para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Espera-se contribuir com o sistema de saúde, a Atenção Primária à Saúde e a pesquisa visto ser um estudo precursor no país e que demonstrou a potência e eficiência para a organização dos serviços, redução de custos e satisfação do usuário, propósitos almejados pelos serviços de saúde.
Abstract
In the last decades, the interest around concepts and tools of Lean Thinking it ́s increasing internationally as effectiveness of results and satisfaction by people who use it. In healthcare field there are several experiences developed at hospitals with level of quality and safety to patient. The Family Health Strategy comes consolidating as structuring and piority to reorganize the Healthcare model and may be the care coordinator and the main ordinator of Healthcare Networks. In addition, as breat cancer is the most incident among women, through the national scores accorded by the Health Ministry concerning the screening of mammographies in women aged 50-69, we thought: How improve early diagnosis of breast cancer in Sobral CE? How reduce the lead time of the assistance flow course? So, it was an exploratory and descriptive research, in a quantitative approach, sorted a case study. We applied the Lean Thinking at Primary Health Center laboratory, the Centro de Especialidades Médicas (CEM) and the Policlínica. The health professionals who have been working facing to breat cancer in those places should be working with its diagnosis, at least, six months. Data were collected in June and July 2019, through PDCA Cicle. After applying the tool Value Stream Mapping, present and its future projection in the social equipments related to breast cancer, we identified that the meaningful problems were: high waiting time, first-come-first appointments and insuficient doctors‟ hours schedule. Suggestions as improvements as schedule appointments in blocks of hours, flexible schedules, qualification on specialist lines, availability of daily doctor‟s workload, reserved access for suspected exams results, among others. After those improvements and foccus reducing wastes and waiting time, were projected reduce the current waiting times of 2-20 days to 2-7 days while reduction of lead time to the floats had an average decrease, 47-41% on float 1 Primary Health Center laboratory/CEM as seen as 40-39% on flux 2 Primary Heath Center laboratory/Policlínica. Hope adding to Health System , to Primary Health Care and the research since its an open access study in Brazil that showed the power and efficiency in organizing the services, reduce the values and for patient satisfaction, desired purposes by health services.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE