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AGENDA COMPARTILHADA PARA REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
AGENDA COMPARTILHADA PARA REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(a)
Millane Teles Portela de Oliveira
Orientador(a)
Prof. Dr. Israel Rocha Brandão
Palavras-chave
Atenção Primária à Saúde. Agendamento de Consultas. Saúde Pública. Odontologia em Saúde Pública. Agenda de Prioridades em Saúde.
Resumo
A organização dos processos de trabalho do cirurgião-dentista na Estratégia de Saúde da Família ainda é um grande desafio a ser enfrentado pelos gestores e profissionais da Atenção Primária, uma vez que a agenda da saúde bucal é utilizada apenas para marcação de consultas e procedimentos clínicos, dificilmente envolvendo atividades educativas, coletivas, de planejamento e reuniões de equipe. Os usuários são marcados arbitrariamente, sem critérios de classificação ou estratificação de risco, sem a realização de um levantamento epidemiológico para diagnóstico situacional local e, na maioria das vezes, sem envolvimento dos Coordenadores de Saúde Bucal para organizarem os processos de trabalho, ficando a critério de cada profissional como acontece o processo de marcação de seus atendimentos clínicos. Desta forma, o objetivo deste trabalho é reestruturar o processo de trabalho em saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família do município de Coreaú-CE, a partir da construção de uma agenda compartilhada. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e finalidade do tipo intervenção pedagógica, envolvendo a Coordenação de Saúde Bucal e as Equipes de Saúde Bucal do município de Coreaú-CE, Brasil. Foi realizado um grupo focal e entrevista semiestruturada para a coleta das informações, além de ter sido solicitada a participação da pesquisadora e dos participantes da pesquisa em uma reunião do Conselho Municipal de Saúde a fim de ouvir as opiniões dos representantes da população sobre a agenda da saúde bucal. Para análise das informações foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo descrita por Bardin (2016). Após a obtenção dos resultados, com as interpretações das informações coletadas e já tendo permitido a participação social, foi realizada uma intervenção pedagógica no cenário escolhido; para tanto, foram realizadas cinco oficinas com os participantes da pesquisa a fim de expor os resultados obtidos, debatê-los e construir o diagnóstico situacional do município, a fim de fundamentar a construção compartilhada de uma agenda em saúde bucal que atenda às necessidades da população, que respeite os princípios do SUS e que organize efetivamente os processos de trabalho em saúde bucal. Ao final das oficinas foi realizada uma avaliação destas e da intervenção como um todo, de modo a validar a agenda proposta. Posteriormente houve nova participação na reunião do Conselho Municipal de Saúde a fim de apresentar o novo modelo de agenda para a saúde bucal do município, que foi aprovado por unanimidade. Portanto, propor mudanças nas práticas em saúde bucal não é algo fácil ou rápido e apesar de não existirem protocolos preestabelecidos, é necessário interesse e participação dos usuários, profissionais e gestores, de modo a desenvolver ações que respeitem os princípios e diretrizes do SUS e que sejam adequadas às necessidades locais.
Abstract
The organization of dentist work processes in the Family Health Strategy is still a major challenge for primary care managers and professionals, as the oral health agenda is only used to make appointments. and clinical procedures, hardly involving educational, collective, planning and team meeting activities. Users are marked arbitrarily, without risk classification or stratification criteria, without conducting an epidemiological survey for local situational diagnosis and, most often, without involvement of the Oral Health Coordinators to organize the work processes, being at the discretion each professional as the process of marking their clinical care happens. Thus, the objective of this paper is to restructure the oral health work process in the Family Health Strategy of the city of Coreaú-CE, from the construction of a shared agenda. For this, a qualitative approach and pedagogical intervention research was conducted with the Oral Health Coordination and the Oral Health Teams of Coreaú-CE, Brazil. A focus group and semi-structured interview were conducted to collect information, and the researcher and research participants were asked to attend a meeting of the Municipal Health Council to hear the views of the population representatives on the oral health agenda. For analysis of the information was used the technique of Content Analysis described by Bardin (2016). After obtaining the results, with the interpretations of the information collected and having already allowed social participation, a pedagogical intervention was performed in the chosen scenario; To this end, five workshops were held with the research participants to expose the results obtained, discuss them and build the situational diagnosis of the municipality in order to support the shared construction of an oral health agenda that meets the needs of the population, that respects the principles of SUS and that effectively organizes the work processes in oral health. At the end of the workshops, an evaluation of these and the intervention as a whole was carried out in order to validate the proposed agenda. Subsequently, there was a new participation in the Municipal Health Council meeting to present the new model of oral health agenda of the municipality, which was unanimously approved. Therefore, proposing changes in oral health practices is not easy or fast and although there are no pre-established protocols, it is necessary interest and participation of users, professionals and managers, in order to develop actions that respect the principles and guidelines of SUS and that are suited to local needs.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE