-
A TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA COMO TECNOLOGIA DO CUIDADO PARA MULHERES USUÁRIAS DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE
- Voltar
Documento
-
Geovana Maria Santana Malheiro
A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma prática relevante na rotina de atendimentos do Sistema Único de Saúde, sobretudo, na Estratégia de Saúde da Família, beneficiando de modo singular mulheres usuárias destes serviços, principalmente na saúde mental, promovendo a autoestima, a autonomia e o empoderamento delas. O contexto deste estudo teve como objetivo, analisar a experiência da TCI no cotidiano das mulheres usuárias da atenção básica em saúde, considerando seus pressupostos. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, em uma Unidade Básica de Saúde da Coordenadoria Regional de Saúde VI, em Fortaleza-Ceará. Participaram da pesquisa 13 mulheres que integravam a terapia comunitária da referida unidade, durante o ano de 2022. Os dados foram coletados em duas oficinas, gravadas, recebendo tratamento com uso da técnica da análise de conteúdo do tipo temático- estrutural. Os resultados mostraram que a TCI se apresenta como espaço para partilha de vivências, resgate da autoestima, favorece o protagonismo das participantes na mediação de conflitos sociais e familiares, sendo evidenciadas as seguintes categorias empíricas: TCI e a produção de felicidade, que gera saúde e bem-estar; TCI: um caminho para a produção de alívio, apoio e fortalecimento da saúde; TCI e as afecções reveladas com seu uso: amor, partilha, fé, gratidão e paz; Dos limites e potencialidades na vivência da TCI. Os relatos individuais se entrelaçam e potencializam sentimentos conciliadores, fortalecendo o coletivo das participantes no contexto social. Decerto, a TCI, não aponta soluções para todas as situações de conflitos, porém ressignifica, encoraja e lhes dá mais autonomia para lidar com muitos dos seus dilemas. Conclui-se que a Terapia Comunitária Integrativa é uma oferta potente, inovadora, factível, com resultados muito animadores, podendo ser utilizada como prática integrativa e complementar, fortalecendo a efetivação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
A TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA COMO TECNOLOGIA DO CUIDADO PARA MULHERES USUÁRIAS DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE
Autor(a)
Geovana Maria Santana Malheiro
Orientador(a)
Maria Rocineide Ferreira da Silva
Palavras-chave
mulher; terapia comunitária integrativa; atenção básica em saúde.
Resumo
A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma prática relevante na rotina de atendimentos do Sistema Único de Saúde, sobretudo, na Estratégia de Saúde da Família, beneficiando de modo singular mulheres usuárias destes serviços,
principalmente na saúde mental, promovendo a autoestima, a autonomia e o empoderamento delas. O contexto deste estudo teve como objetivo, analisar a experiência da TCI no cotidiano das mulheres usuárias da atenção básica em saúde, considerando seus pressupostos. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, em uma Unidade Básica de Saúde da Coordenadoria Regional de Saúde VI, em Fortaleza-Ceará. Participaram da pesquisa 13 mulheres que integravam a terapia comunitária da referida unidade, durante o ano de 2022. Os dados foram coletados em duas oficinas, gravadas, recebendo tratamento com uso da técnica da análise de conteúdo do tipo temático- estrutural. Os resultados mostraram que a TCI se apresenta como espaço para partilha de vivências, resgate da autoestima, favorece o protagonismo das participantes na mediação de conflitos sociais e familiares, sendo evidenciadas as seguintes categorias empíricas: TCI e a produção de felicidade, que gera saúde e bem-estar; TCI: um caminho para a produção de alívio, apoio e fortalecimento da saúde; TCI e as afecções reveladas com seu uso: amor, partilha, fé, gratidão e paz; Dos limites e potencialidades na vivência da TCI. Os relatos individuais se entrelaçam e potencializam sentimentos conciliadores, fortalecendo o coletivo das participantes no contexto social. Decerto, a TCI, não aponta soluções para todas as situações de conflitos, porém ressignifica, encoraja e lhes dá mais autonomia para lidar com muitos dos seus dilemas. Conclui-se que a Terapia Comunitária Integrativa é uma oferta potente, inovadora, factível, com resultados muito animadores, podendo ser utilizada como prática integrativa e complementar, fortalecendo a efetivação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
Abstract
Integrative Community Therapy (ICT) is a relevant practice in the routine care of the
Unified Health System, especially in the Family Health Strategy, uniquely benefiting
women who use these services, especially in mental health, promoting self-esteem,
their autonomy and empowerment. The context of this study aimed to analyze the
experience of ICT in the daily lives of women who use primary health care, considering
their assumptions. For this, an exploratory research with a qualitative approach was
carried out in a Basic Health Unit of the Regional Health Coordination VI, in Fortaleza-
Ceará. Thirteen women who were part of the community therapy at the mentioned unit,
during the year 2022, participated in the research. Data were collected in two
workshops, recorded, receiving treatment using the thematic- structural content
analysis technique. The results showed that ICT presents itself asa space for sharing
experiences, recovering self-esteem, favoring the participants' role in mediating social
and family conflicts, with the following empirical categories being highlighted: ICT and
the production of happiness, which generates health and well-being; ICT: a way to
produce relief, support and health strengthening; ICT and the conditions revealed with
its use: love, sharing, faith, gratitude and peace; Of the limits and potentialities in the
experience of ICT. The individual reports intertwine andenhance conciliatory feelings,
strengthening the collective of participants in the socialcontext. Certainly, ICT does not
point out solutions for all conflict situations, but it reframes, encourages and gives them
more autonomy to deal with many of their dilemmas. It is concluded that Integrative
Community Therapy is a powerful, innovative, feasible offer, with very encouraging
results, and can be used as an integrative and complementary practice, strengthening
the effectiveness of the Unified Health System in Brazil.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2023
Nucleadora
Instituição
UECE
UF
CE