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A RODA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DOS TRABALHADORES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
A RODA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DOS TRABALHADORES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(a)
Glênia Costa Aguiar
Orientador(a)
Maria Socorro de Araújo Dias
Palavras-chave
Atenção Primária a Saúde. Cogestão. Educação Permanente.
Resumo
O processo de co-gestão de coletivos proposto por Gastão Wagner simbolizado pelo dispositivo da Roda é adotado pelo sistema de Saúde de Sobral, desde 2001. O desafio deste estudo foi apreender os sentidos e os significados da Roda enquanto estratégia de Educação Permanente em Saúde do Município de Sobral-Ce. Para isso, realizamos uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, que realizou-se em três centros de saúde que compõem uma macroárea da Estratégia Saúde da Família de Sobral-Ce. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o Mapa Afetivo. A análise de conteúdo, do subtexto, do sentido e do motivo, propostos por Bomfim (2010) constituíram o referencial teórico-metodológico para a análise dos resultados. Estes conduziram a inferência que o Método da Roda constitui-se em espaço significativo para o coletivo de participantes por permitir um encontro de sujeitos/poderes que possibilita avaliação da própria ação produtiva, aumentando assim a capacidade dos sujeitos para analisar e operar sobre a práxis. Quando buscamos apreender os sentidos (privado) da Roda enquanto estratégia de EPS, identificamos a relevância do método por possibilitar a expressividade dos sujeitos que, além de avigorar vínculos, oportuniza a co-produção de projetos, o que os motiva a co-gestão dos processos de trabalho, fortalecendo o sentimento de segurança na tomada de decisões pela consistência do aprendizado. Em vista disto, concluímos que a EPS e Método Paidéia ou Roda são estratégias complementares ou interdependentes, posto que oportunizam a equipe a um relativo distanciamento do cotidiano de afazeres, a fim de refletir sobre o mesmo, permeado pelos componentes administrativo, político, pedagógico e terapêutico que o método propõe.
Abstract
The co-managing groups proposed by Gastao Wagner symbolized by the wheel
device is adopted by the Health System sobral since 2001. The challenge of this study was to understand the meanings and the meanings of the wheel as a strategy of Continuing Education in Health municipality of Sobral-Ce. To this end, we
conducted an exploratory and descriptive research with a qualitative approach, which
was held in three health centers that make up a macro area of the Health Strategy Sobral-Ce family. The instrument used for data collection was the Affective Map. The content analysis of the subtext, the meaning and reason proposed by Bomfim (2010) were the theoretical and methodological framework for the analysis of results. These led to the inference that the wheel of the method constitutes a significant space for the collective of participants to allow a meeting of subject / powers that enables evaluation of own production share, thereby increasing the ability of the subjects to analyze and operate on the practice. When we seek to grasp the way (private) wheel while EPS strategy identified the relevance of time by allowing the expressiveness of the subjects that in addition to invigorate ties, gives opportunity to co-production projects, which motivates them to co-management processes work, strengthening the sense of security in decision making by learning consistency. In view of this, we conclude that the EPS and Paideia or wheel method are complementary or interdependent strategies, since it will foster team a relative detachment from the physical everyday to reflect on it, permeated by the administrative, political, educational and therapeutic components that method proposed.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE