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A EQUIPE DE TRABALHO NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NOVA CONQUISTA – UMA ABORDAGEM SOCIONÔMICA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
A EQUIPE DE TRABALHO NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NOVA CONQUISTA - UMA ABORDAGEM SOCIONÔMICA
Autor(a)
Janine Azevedo do Nascimento
Orientador(a)
Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro
Palavras-chave
Equipe de trabalho, Saúde da Família, Educação Popular, Sociodrama.
Resumo
O trabalho em equipe é um atributo fundamental da Estratégia Saúde da Família (ESF), uma vez que a complexidade dos problemas enfrentados neste âmbito exige uma multiplicidade de saberes e ações, sendo essencial a construção de uma prática pautada na interação de diferentes agentes e múltiplas intervenções técnicas. O presente trabalho buscou o olhar da Educação Popular, referenciado em Paulo Freire, no compromisso com o fortalecimento das pessoas como seres dotados de autonomia, e da socionomia, “a ciência das leis sociais”, sistema desenvolvido por J. L. Moreno, que aborda o contexto dos pequenos grupos sociais na perspectiva da realização do potencial criativo e espontâneo, individual e grupal, na construção do mundo. Optou-se por uma abordagem qualitativa, adotando a perspectiva de uma pesquisa-ação existencial, que se caracteriza por assumir a implicação do pesquisador com o contexto da pesquisa, associada a uma ação, visando provocar mudança, ao abordar um problema coletivo. Os atores envolvidos passam a constituir o “pesquisador coletivo” participando ativamente da pesquisa. Os instrumentos utilizados foram o sociodrama, as rodas de conversa, a Tenda do Conto, a terapia comunitária e a observação participante existencial, com registro em diário de campo. A intervenção no contexto grupal favoreceu a emergência de conteúdos subjetivos e aspectos da constituição desta equipe de trabalho, que, paulatinamente, foram-se revelando aos participantes e ao “pesquisador coletivo” através de um clima afetivo acolhedor e facilitador, propiciado pelos recursos metodológicos, onde sentimentos e ideias foram compartilhados. Considerou-se a evolução grupal da equipe de saúde como elemento fundamental na identificação e compreensão de seus desafios e possibilidades, bem como na construção de um enfrentamento efetivo, que permita não apenas o desempenho adequado do serviço, mas também o bem-estar de seus membros e a expressão de sua singularidade. Observou-se a necessidade de um espaço contínuo de compartilhamento e diálogo, onde o processo de mudança cultural favoreça a emergência de novos valores e atitudes individuais e coletivos, necessários à transformação das práticas e do contexto. Assim, é essencial ampliar a compreensão e a abordagem da equipe de trabalho, enquanto espaço de relação intersubjetiva, tendo a abordagem teórico-metodológica da pesquisa-ação, da socionomia e da educação popular se mostrado potente e adequada, sobretudo, por integrar teoria e prática com conceitos, métodos e ferramentas que favorecem esse espaço de encontro dialógico.
Abstract
Teamwork is a fundamental attribute of the Family Health Strategy (ESF), since the complexity of the problems faced in this scope requires a multiplicity of knowledge and actions. Therefore, the construction of a practice based on the interaction of different agents and multiple technical interventions is noteworthy. This piece of research focused on the Popular Education outlook, founded on Paulo Freire, is committed to the strengthening of people as human beings endowed with autonomy and socionomy, "the science of social laws". This is a system developed by J.L. Moreno, which addresses the context of small social groups in the perspective of the creative and spontaneous potential accomplishment, individually and in group, for the construction of the world. A qualitative approach was used by adopting the perspective of an existential research-action, characterized by assuming the researcher's involvement with the research context, associated with an action. It aims to boost change by dealing with a collective problem. The involved actors become the "collective researcher" actively participating in the research. The used instruments were the sociodrama, round-table discussions, the tale tent, the community therapy and the existential participant observation, with register in a field journal. The intervention in the group context favored the emergence of subjective contents and aspects of this work team, which, gradually, were revealed to the participants and the "collective researcher" through a warm, affective and facilitating atmosphere, provided by methodological resources, by means of which feelings and ideas were shared. The group evolution of the health team was considered an essential element for identifying and understanding its challenges and possibilities, as well as establishing an effective confrontation, that allows not only the adequate performance of the service, but also the well-being of its members and the expression of their uniqueness. It was observed the need for a continuous environment of sharing and dialogue, where the process of cultural change favors the emergence of new values and attitudes, individual and collective ones, necessary for the transformation of practices and the context. Thus, it is imperative to broaden the understanding and approach of the work team, as an environment of intersubjective relation, having the theoretical-methodological approach of action research, socionomy and popular education being proved potent and adequate, above all, by integrating theory and practice with concepts, methods and tools that favor this environment of dialogical encounter.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UFPB
UF
PB