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GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE CUIDADO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E DOS PROFISSIONAIS
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Documento
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2019_UFRN_Dissertação_Adriana Pereira Silva
Os grupos de educação em saúde são estratégias que se contrapõem à lógica biomédica tradicional, constituindo-se espaços de escuta, acolhimento e reflexão. Na estratégia Saúde da Família os grupos de educação em saúde se apresentam como estratégias de promoção à saúde e de desenvolvimento das capacidades humanas. Esse trabalho teve como problema de análise o seguinte questionamento: Qual a percepção dos profissionais e dos usuários acerca do grupo enquanto ferramenta de promoção da saúde e do autocuidado na Estratégia saúde da família no Município de Assú/RN? O objetivo geral foi analisar a percepção dos profissionais e dos usuários acerca dos grupos como ferramenta de promoção da saúde e de autocuidado na Estratégia Saúde de Família no Município de Assú/RN. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo de abordagem qualitativa, que, segundo Minayo (2009), trabalha com o universo dos significados dos valores e das atitudes que os fenômenos são interpretados a partir de suas ações dentro da realidade vivida. O projeto de pesquisa foi aprovado através do parecer 3.180.297 em 01 de março de 2019 do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes-CEP/HUOL, ao qual está vinculado o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. A pesquisa foi realizada em 01 Unidade Básica de Saúde da Zona Urbana do Município de Assú/RN, com amostra composta por 10 profissionais da equipe multidisciplinar de saúde da família e oito usuários participantes de grupos de educação em saúde que funcionaram na mesma equipe. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada com os profissionais e grupo focal com os usuários. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram que os grupos são planejados de forma coletiva pela equipe, com a organização e definição de temas com maior centralidade no enfermeiro. Na percepção de alguns profissionais os grupos são concebidos como espaço de convivência e troca, para outros, como espaço de repasse de informações. Como dificuldades para formação de grupos os profissionais elencaram a falta de tempo decorrente da alta demanda por atendimentos individuais, a desarticulação da equipe e a falta de interesse de alguns de participar dos momentos de reuniões de equipe e falta de apoio da Gestão Municipal. Como potencialidade os profissionais relataram a parceria, humildade, o estabelecimento de diálogo e o amor ao trabalho. Os usuários descreveram os grupos como espaços de transformação que contribui para a autonomia e para o autocuidado.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE CUIDADO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E DOS PROFISSIONAIS
Autor(a)
Adriana Pereira Silva
Orientador(a)
João Bosco Filho
Palavras-chave
Grupos. Educação em saúde. Atenção primária à saúde.
Resumo
Os grupos de educação em saúde são estratégias que se contrapõem à lógica biomédica tradicional, constituindo-se espaços de escuta, acolhimento e reflexão. Na estratégia Saúde da Família os grupos de educação em saúde se apresentam como estratégias de promoção à saúde e de desenvolvimento das capacidades humanas. Esse trabalho teve como problema de análise o seguinte questionamento: Qual a percepção dos profissionais e dos usuários acerca do grupo enquanto ferramenta de promoção da saúde e do autocuidado na Estratégia saúde da família no Município de Assú/RN? O objetivo geral foi analisar a percepção dos profissionais e dos usuários acerca dos grupos como ferramenta de promoção da saúde e de autocuidado na Estratégia Saúde de Família no Município de Assú/RN. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo de abordagem qualitativa, que, segundo Minayo (2009), trabalha com o universo dos significados dos valores e das atitudes que os fenômenos são interpretados a partir de suas ações dentro da realidade vivida. O projeto de pesquisa foi aprovado através do parecer 3.180.297 em 01 de março de 2019 do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes-CEP/HUOL, ao qual está vinculado o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. A pesquisa foi realizada em 01 Unidade Básica de Saúde da Zona Urbana do Município de Assú/RN, com amostra composta por 10 profissionais da equipe multidisciplinar de saúde da família e oito usuários participantes de grupos de educação em saúde que funcionaram na mesma equipe. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada com os profissionais e grupo focal com os usuários. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram que os grupos são planejados de forma coletiva pela equipe, com a organização e definição de temas com maior centralidade no enfermeiro. Na percepção de alguns profissionais os grupos são concebidos como espaço de convivência e troca, para outros, como espaço de repasse de informações. Como dificuldades para formação de grupos os profissionais elencaram a falta de tempo decorrente da alta demanda por atendimentos individuais, a desarticulação da equipe e a falta de interesse de alguns de participar dos momentos de reuniões de equipe e falta de apoio da Gestão Municipal. Como potencialidade os profissionais relataram a parceria, humildade, o estabelecimento de diálogo e o amor ao trabalho. Os usuários descreveram os grupos como espaços de transformação que contribui para a autonomia e para o autocuidado.
Abstract
Health education groups are strategies that oppose the traditional biomedical logic, constituting spaces for listening, welcoming and reflection. In the Family Health strategy, health education groups are presented as strategies for health promotion and human capacity development. This study had as its analysis problem the following question: What is the perception of professionals and users about the group as a health promotion and self-care tool in the Family Health Strategy in the Municipality of Assú / RN? The general objective was to analyze the perception of professionals and users about the groups as a health promotion and self-care tool in the Family Health Strategy in the Municipality of Assú / RN. This is a descriptive research with a qualitative approach, which, according to Minayo (2009), works with the universe of meanings of values and attitudes that phenomena are interpreted from their actions within the lived reality. The research project was approved by opinion 3,180,297 on March 1, 2019 of the Research Ethics Committee of the Onofre Lopes-CEP / HUOL University Hospital, to which the Department of Collective Health of the Federal University of Rio Grande do Norte-UFRN. The research was carried out in 01 Basic Health Unit of the Urban Area of the Municipality of Assú / RN, with a sample composed of 10 professionals from the multidisciplinary family health team and eight users from health education groups that worked in the same team. For data collection we used semi-structured interviews with professionals and focus group with users. Data analysis was performed using Bardin content analysis. The results showed that the groups are planned collectively by the team, with the organization and definition of themes with greater centrality in the nurse. In the perception of some professionals, groups are conceived as a space for coexistence and exchange, for others, as a space for passing on information. As difficulties for group formation, professionals listed the lack of time resulting from the high demand for individual care, the disarticulation of the team and the lack of interest of some to participate in the moments of team meetings and lack of support from the Municipal Management. As potentiality the professionals reported the partnership, humility, the establishment of dialogue and the love of work. Users described groups as spaces of transformation that contribute to autonomy and self-care.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UFRN
UF
RN