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EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE CUIDADOS COM A POSTURA PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Documento
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2019_URCA_Dissertação_Daiane Pontes Leal Lira
A relação entre as ações de saúde com as da educação se faz necessária para o alcance da promoção da saúde e o avanço da consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A pactuação de apoio entre estes dois setores, Saúde e Educação, possibilita práticas de promoção, bem como de prevenção de agravos à saúde e doenças de crianças e adolescentes. O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção educativo sobre cuidados com a postura para escolares do ensino fundamental de uma escola do município de Crato-CE. O estudo utilizou um grupo experimental e um grupo controle, com a realização de pré-teste e pós-teste. A amostra foi intencional e constituída por 131 participantes com idades entre 11 e 14 anos, onde 65 escolares constituíram o grupo experimental e 66 o grupo controle. A intervenção foi realizada através da “Back Schoolchildren” “Escola de Postura para crianças”. O instrumento utilizado foi o questionário Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument (BackPEI) o qual foi aplicado antes da primeira ação educativa e após a última intervenção, repetindo após 8 semanas. Os resultados demonstraram alta prevalência de hábitos posturais inadequados na pré-intervenção, em ambos os grupos, nas atividades de vida diária que incluem o sentar na escola para escrever, o sentar durante a rotina, o sentar para utilizar o computador, a maneira como se agacha para pegar objetos do chão. Em contrapartida, foi encontrada uma prevalência satisfatória de hábitos posturais adequados para transportar o material escolar, assim como o modo utilizado para este transporte. Após a intervenção, os pós-testes realizados com o grupo experimental apresentaram mudanças satisfatórias com relação a todos os comportamentos estudados, diferentemente do grupo controle. Conclui-se que a intervenção proporcionou conscientização dos estudantes quanto às posturas mais adequadas a serem adotadas no dia a dia e que o trabalho educativo para a aquisição de conhecimento é relevante para a adoção de hábitos posturais saudáveis para a prevenção de desvios posturais.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE CUIDADOS COM A POSTURA PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a)
Daiane Pontes Leal Lira
Orientador(a)
Simonete Pereira da Silva
Palavras-chave
Promoção da Saúde; Educação em saúde; Escola de Postura.
Resumo
A relação entre as ações de saúde com as da educação se faz necessária para o alcance da promoção da saúde e o avanço da consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A pactuação de apoio entre estes dois setores, Saúde e Educação, possibilita práticas de promoção, bem como de prevenção de agravos à saúde e doenças de crianças e adolescentes. O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção educativo sobre cuidados com a postura para escolares do ensino fundamental de uma escola do município de Crato-CE. O estudo utilizou um grupo experimental e um grupo controle, com a realização de pré-teste e pós-teste. A amostra foi intencional e constituída por 131 participantes com idades entre 11 e 14 anos, onde 65 escolares constituíram o grupo experimental e 66 o grupo controle. A intervenção foi realizada através da “Back Schoolchildren” “Escola de Postura para crianças”. O instrumento utilizado foi o questionário Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument (BackPEI) o qual foi aplicado antes da primeira ação educativa e após a última intervenção, repetindo após 8 semanas. Os resultados demonstraram alta prevalência de hábitos posturais inadequados na pré-intervenção, em ambos os grupos, nas atividades de vida diária que incluem o sentar na escola para escrever, o sentar durante a rotina, o sentar para utilizar o computador, a maneira como se agacha para pegar objetos do chão. Em contrapartida, foi encontrada uma prevalência satisfatória de hábitos posturais adequados para transportar o material escolar, assim como o modo utilizado para este transporte. Após a intervenção, os pós-testes realizados com o grupo experimental apresentaram mudanças satisfatórias com relação a todos os comportamentos estudados, diferentemente do grupo controle. Conclui-se que a intervenção proporcionou conscientização dos estudantes quanto às posturas mais adequadas a serem adotadas no dia a dia e que o trabalho educativo para a aquisição de conhecimento é relevante para a adoção de hábitos posturais saudáveis para a prevenção de desvios posturais.
Abstract
The relationship between health and education actions is necessary to achieve health promotion and the advancement of Health Unic System (SUS) consolidation. The support agreement between these two sectors, Health and Education, enables health promotion practices, as well as prevention of health problems and diseases of children and adolescents. The objective of this study was to verify the effects of an educational intervention program on posture care for elementary school students from a school in Crato-CE. The study used an experimental group and a control group, with pre-test and post-test. The sample was intentional and consisted of 131 participants aged 11 to 14 years, where 65 constituted the experimental group and 66 the control group. The intervention was carried out through the Back Schoolchildren. The instrument used was the Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument (BackPEI) questionnaire, which was applied before the first educational action and after the last intervention, repeating after 8 weeks. The results showed a high prevalence of inadequate postural habits in the pre-intervention, in both groups, in activities of daily living that include sitting at school to write, sitting during routine, sitting to use the computer, how squat to pick up objects from the floor. On the other hand, a satisfactory prevalence of adequate postural habits to transport school supplies was found, as well as the mode used for this transportation. After the intervention, the post-tests performed with the experimental group showed satisfactory changes regarding all the studied behaviors, unlike the control group. It was concluded that the intervention provided students awareness about the most appropriate postures to be adopted in everyday life and that the educational work for the acquisition of knowledge is the first step for the adoption of healthy postural habits for the prevention of postural deviations.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE