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VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO A PESSOA COM HANSENÍASE
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Documento
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2019_URCA_Dissertação_Bruna Tavares Cabral
A hanseníase é uma doença crônica e infecciosa que acomete especialmente, pele e nervos periféricos. Ademais, tal doença é tida como um importante fator coadjuvante para o desenvolvimento da neuropatia periférica e incapacidade funcional. O autocuidado é um pilar fundamental para a prevenção, assim, ferramentas educacionais são essenciais para a promoção de saúde. A presente pesquisa trata-se de um estudo metodológico que objetivou validar uma cartilha educativa para a promoção do autocuidado em hanseníase. A cartilha reintitulada “Hanseníase: Aprenda a cuidar do seu corpo”, foi confeccionada por Martins (2016). Para a sua validação, essa se deu a partir de quatro etapas fundamentais. Primeiro 19 juízes especialistas da área de saúde validaram quanto a aparência e conteúdo da cartilha, sendo dadas pontuações que variavam de 1 a 4 (1 - Inadequado; 2-Parcialmente adequado; 3 - Adequado; 4 - Totalmente adequado), baseado na escala de likert. Analisaram também a clareza da linguagem, pertinência prática e pertinência teórica de cada página da cartilha educativa, das 34 páginas, 30 apresentaram CVC superior a 0,8 e 4 páginas obtiveram CVC inferior a 0,8, as quais foram revisadas e adequadas segundo as orientações dos juízes. Segundo, realizou-se a validação do conteúdo e aparência da cartilha junto a 3 juízes especialistas em designer gráfico, onde o instrumento deveria ser respondido baseado em quatro marcadores qualitativos que classificavam os critérios do instrumento em: “inadequado”, “parcialmente adequado”, “adequado” e em “totalmente adequado”, conforme o Suitability Assessmento of Materials (SAM).Sendo analisado a adequabilidade do conteúdo, linguagem adequada para a população, exibições gráficas e ilustrações, estimulação/motivação para aprendizagem e adequação cultural, desse modo, a partir do instrumento SAM foi obtido o percentual de 73%, sendo classificado o material como superior. Terceiro, a cartilha foi validada quanto à clareza dos itens, compreensão do texto e ilustrações (dados escores de 1 a 4) junto ao público alvo, onde participaram 28 usuários do Sistema Único de Saúde da cidade de Granja (CE). Quanto a validação pelo público alvo a análise da aparência da cartilha obteve entre 96% e 99% de percentual de concordância, classificando o material como adequado. A cada etapa citada acima foram realizadas as alterações pelos Juizes para consentir a etapa seguinte que consistiu na qualificação da cartilha, conforme sugestões dos envolvidos no processo avaliativo. Conclui-se que a cartilha educativa “Hanseníase: Aprenda a cuidar do seu corpo”, a qual estimula o autocuidado e a autonomia da pessoa com hanseníase é um material válido e confiável, a qual exibe uma linguagem simples, layout e designer atraente, portanto, a mesma pode ser utilizada como ferramenta educativa nas práticas de educação em saúde.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO A PESSOA COM HANSENÍASE
Autor(a)
Bruna Tavares Cabral
Orientador(a)
Maria do Socorro Vieira Lopes
Palavras-chave
Autocuidado. Hanseníase. Educação em saúde.
Resumo
A hanseníase é uma doença crônica e infecciosa que acomete especialmente, pele e nervos periféricos. Ademais, tal doença é tida como um importante fator coadjuvante para o desenvolvimento da neuropatia periférica e incapacidade funcional. O autocuidado é um pilar fundamental para a prevenção, assim, ferramentas educacionais são essenciais para a promoção de saúde. A presente pesquisa trata-se de um estudo metodológico que objetivou validar uma cartilha educativa para a promoção do autocuidado em hanseníase. A cartilha reintitulada “Hanseníase: Aprenda a cuidar do seu corpo”, foi confeccionada por Martins (2016). Para a sua validação, essa se deu a partir de quatro etapas fundamentais. Primeiro 19 juízes especialistas da área de saúde validaram quanto a aparência e conteúdo da cartilha, sendo dadas pontuações que variavam de 1 a 4 (1 - Inadequado; 2-Parcialmente adequado; 3 - Adequado; 4 - Totalmente adequado), baseado na escala de likert. Analisaram também a clareza da linguagem, pertinência prática e pertinência teórica de cada página da cartilha educativa, das 34 páginas, 30 apresentaram CVC superior a 0,8 e 4 páginas obtiveram CVC inferior a 0,8, as quais foram revisadas e adequadas segundo as orientações dos juízes. Segundo, realizou-se a validação do conteúdo e aparência da cartilha junto a 3 juízes especialistas em designer gráfico, onde o instrumento deveria ser respondido baseado em quatro marcadores qualitativos que classificavam os critérios do instrumento em: “inadequado”, “parcialmente adequado”, “adequado” e em “totalmente adequado”, conforme o Suitability Assessmento of Materials (SAM).Sendo analisado a adequabilidade do conteúdo, linguagem adequada para a população, exibições gráficas e ilustrações, estimulação/motivação para aprendizagem e adequação cultural, desse modo, a partir do instrumento SAM foi obtido o percentual de 73%, sendo classificado o material como superior. Terceiro, a cartilha foi validada quanto à clareza dos itens, compreensão do texto e ilustrações (dados escores de 1 a 4) junto ao público alvo, onde participaram 28 usuários do Sistema Único de Saúde da cidade de Granja (CE). Quanto a validação pelo público alvo a análise da aparência da cartilha obteve entre 96% e 99% de percentual de concordância, classificando o material como adequado. A cada etapa citada acima foram realizadas as alterações pelos Juizes para consentir a etapa seguinte que consistiu na qualificação da cartilha, conforme sugestões dos envolvidos no processo avaliativo. Conclui-se que a cartilha educativa “Hanseníase: Aprenda a cuidar do seu corpo”, a qual estimula o autocuidado e a autonomia da pessoa com hanseníase é um material válido e confiável, a qual exibe uma linguagem simples, layout e designer atraente, portanto, a mesma pode ser utilizada como ferramenta educativa nas práticas de educação em saúde.
Abstract
Leprosy is a chronic and infectious disease that especially affects the skin and peripheral nerves. Moreover, such disease is considered an important supporting factor for the development of peripheral neuropathy and functional disability. Self-care is a fundamental pillar for prevention, so educational tools are essential for health promotion. This research is a methodological study that aimed to validate an educational booklet for the promotion of self-care in leprosy. The re-titled primer “Leprosy: Learn to take care of your body”, was made by Martins (2016). For its validation, this was based on 4 fundamental steps. First 19 health expert judges validated the appearance and content of the booklet, with scores ranging from 1 to 4 (1-Inadequate; 2-Partially adequate; 3-Adequate; 4-Totally adequate) base don’t he likert. Second, the content and appearance of the booklet were validated with 3 expert graphic designer judges, where the instrument should be answered based on four qualitative markers that classified the instrument's criteria as: “inadequate”, “partially adequate”, “Fit” and “fully fit” as per Suitability Assessment of Materials (SAM). Third, the booklet was validated regarding the clarity of the items, text comprehension and illustrations (data scores from 1 to 4) with the target audience, which was attended by 28 users of the Unified Health System of the city of Granja (CE). The fourth stage consisted of qualifying the booklet, as suggested by those involved in the evaluation process. For statistical analysis, the CVC Method – Content Validity Coefficient was used, where the calculation was based on the judges' scores, according to scores from 1 to 4, where the questions that obtained CVC were considered acceptable. > 0.8. The SAM - Suitability Assessment of Materials was also used, and scores of 40% or higher were considered adequate. The results consisted of the steps: “validation by health expert judges”, “validation by design and marketing judges” and “target audience validation”, health expert judges analyzed language clarity, Practical relevance and theoretical relevance of each page of the educational booklet, of the 34 pages, 30 presented CVC greater than 0.8 and 4 pages obtained CVC less than 0.8, which were reviewed and appropriate according to the judges' guidelines. The validation by the designer judges analyzed the adequacy of the content, appropriate language for the population, graphic displays and illustrations, stimulation / motivation for learning and cultural adequacy, thus, from the SAM instrument was obtained a percentage of 73%, being classified the material as superior. As for validation by the target audience, the analysis of the appearance of the booklet obtained between 96% and 99% of agreement percentage, classifying the material as appropriate. It is concluded that the educational booklet “Leprosy: Learn to take care of your body”, which stimulates the self-care and autonomy of the person with leprosy, is a valid and reliable material, which displays a simple language, layout and attractive designer, it can be used as an educational tool in health education practices.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE