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CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA PARA INTRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR EM CRIANÇAS
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RAIMUNDO OSMAR LIMA DO NASCIMENTO
A alimentação está ligada a saúde, nutrição, crescimento e desenvolvimento infantil, tornando os primeiros anos de vida um momento essencial para o desenvolvimento de práticas alimentares adequadas, contribuindo assim para prevenir o aparecimento de possíveis doenças. O objetivo deste estudo foi construir uma cartilha para orientação à introdução da alimentação complementar em crianças de 4 a 12 meses de idade. Trata-se de um estudo metodológico. Os sujeitos da pesquisa foram 30 mães ou responsáveis pela alimentação da criança, distribuídas em seis equipes de saúde da família do município de Horizonte-Ce e 8 juízes especialistas para avaliação e validação da cartilha. A coleta de dados e validação ocorreram entre os meses de agosto a dezembro de 2022. Para construção da cartilha adotou-se o referencial de Reberte (2012) como base, no qual foram seguidas cinco fases: sendo a fase 1 (sistematização do conteúdo); fase 2 (escolha das ilustrações); fase 3 (composição do conteúdo); fase 4 (Validação da cartilha por juízes) e fase 5 (Validação da cartilha pelas mães ou responsáveis). Para validação do conteúdo foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) que mede a proporção ou porcentagem de juízes que estão em concordância sobre determinados aspectos do instrumento e de seus itens. A cartilha educativa foi validada pelos oito juízes quanto ao conteúdo e aparência com um IVC igual a 1 para todos os itens avaliados, indicando ótimo grau de concordância entre os juízes e comprovando a excelência do conteúdo e da aparência do material produzido. Na qualificação da cartilha pelas mães ou responsáveis também se consolidou, uma vez que a validação semântica da cartilha teve um ótimo grau de concordância e aceitação pelo público alvo. As sugestões que os especialistas realizaram acerca da cartilha, foram analisadas e apesar de não ter nenhum dos itens considerados irrelevantes, decidimos alterar, pois seria de grande valia para a formatação final da cartilha. Conclui-se que a cartilha representa uma ferramenta válida e confiável, com linguagem simples e aparência atraente, a qual pode servir não só para as mães ou responsáveis como também para os profissionais de saúde, que compõem a estratégia de saúde da família.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA PARA INTRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR EM CRIANÇAS
Autor(a)
Raimundo Osmar Lima do NAscimento
Orientador(a)
Maria Irismar de Almeida
Palavras-chave
Alimentação complementar;alimentação na infância;tecnologias educativas
Resumo
A alimentação está ligada a saúde, nutrição, crescimento e desenvolvimento infantil, tornando os primeiros anos de vida um momento essencial para o desenvolvimento de práticas alimentares adequadas, contribuindo assim para prevenir o aparecimento de possíveis doenças. O objetivo deste estudo foi construir uma cartilha para orientação à introdução da alimentação complementar em crianças de 4 a 12 meses de idade. Trata-se de um estudo metodológico. Os sujeitos da pesquisa foram 30 mães ou responsáveis pela alimentação da criança, distribuídas em seis equipes de saúde da família do município de Horizonte-Ce e 8 juízes especialistas para avaliação e validação da cartilha. A coleta de dados e validação ocorreram entre os meses de agosto a dezembro de 2022. Para construção da cartilha adotou-se o referencial de Reberte (2012) como base, no qual foram seguidas cinco fases: sendo a fase 1 (sistematização do conteúdo); fase 2 (escolha das ilustrações); fase 3 (composição do conteúdo); fase 4 (Validação da cartilha por juízes) e fase 5 (Validação da cartilha pelas mães ou responsáveis). Para validação do conteúdo foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) que mede a proporção ou porcentagem de juízes que estão em concordância sobre determinados aspectos do instrumento e de seus itens. A cartilha educativa foi validada pelos oito juízes quanto ao conteúdo e aparência com um IVC igual a 1 para todos os itens avaliados, indicando ótimo grau de concordância entre os juízes e comprovando a excelência do conteúdo e da aparência do material produzido. Na qualificação da cartilha pelas mães ou responsáveis também se consolidou, uma vez que a validação semântica da cartilha teve um ótimo grau de concordância e aceitação pelo público alvo. As sugestões que os especialistas realizaram acerca da cartilha, foram analisadas e apesar de não ter nenhum dos itens considerados irrelevantes, decidimos alterar, pois seria de grande valia para a formatação final da cartilha. Conclui-se que a cartilha representa uma ferramenta válida e confiável, com linguagem simples e aparência atraente, a qual pode servir não só para as mães ou responsáveis como também para os profissionais de saúde, que compõem a estratégia de saúde da família.
Abstract
Food is linked to child health, nutrition, growth and development, making the first years of life an essential time for the development of appropriate eating practices, thus helping to prevent the emergence of possible diseases. The objective of this study was to create a booklet to guide the introduction of complementary foods in children aged 4 to 12 months. This is a methodological study. The research subjects were 30 mothers or those responsible for feeding the child, distributed among six family health teams in the city of Horizonte-Ce and 8 expert judges for evaluation and validation of the booklet. Data collection and validation took place between the months of August and December 2022. To construct the booklet, Reberte's (2012) framework was adopted as a basis, in which five phases were followed: phase 1 (systematization of content) ; phase 2 (choice of illustrations); phase 3 (content composition); phase 4 (Validation of the booklet by judges) and phase 5 (Validation of the booklet by mothers or guardians). To validate the content, the Content Validity Index (CVI) was used, which measures the proportion or percentage of judges who are in agreement on certain aspects of the instrument and its items. The results showed that the booklet was validated by the eight judges regarding content and appearance with a CVI equal to 1 for all items evaluated, indicating an excellent degree of agreement between the judges and proving the excellence of the content and appearance of the material produced. The qualification of the booklet by mothers or guardians was also consolidated, since the semantic validation of the booklet had an excellent degree of agreement and acceptance by the target audience. The suggestions that the experts made regarding the booklet were analyzed and despite none of the items being considered irrelevant, we decided to change them, as it would be of great value for the final formatting of the booklet. It is concluded that the booklet represents a valid and reliable tool, with simple language and attractive appearance, which can be useful not only for mothers or guardians but also for health professionals, who make up the family health strategy.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2023
Nucleadora
Instituição
UECE
UF
CE