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SER E FAZER NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: AS VOZES DOS/AS TRABALHADORES/AS DA SAÚDE DE IBICUITINGA
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Documento
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Yandra Raquel do Nascimento Bezerra
Este estudo tem como objetivo de desvelar o ser e fazer dos/as trabalhadores/as de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Ibicuitinga/Ceará, a luz dos princípios teóricos e metodológicos da Educação Popular em Saúde (EPS). Esse estudo justifica-se pela necessidade de compreender as práticas de educação e de cuidado em saúde na ESF e de como as concepções teóricas e metodológicas da EPS podem contribuir para evidenciar processos emancipatórios do ser e fazer no contexto da saúde da família, e contribuir para construção coletiva de atos-limites para superação das situações-limites identificadas na atuação na ESF de Ibicuitinga. O estudo é do tipo exploratório, com abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa-ação que busca trabalhar com a interação dos diversos sujeitos implicados no processo de trabalho da ESF e nas ações de educação em saúde. Os participantes dessa pesquisa foram os/as trabalhadores/as da saúde das Equipes da ESF do município de Ibicuitinga/Ceará, incluindo os profissionais médicos, enfermeiros, dentista, técnicos de enfermagem, ACS, e os profissionais do NASF AB. Para a coleta dos dados utilizamos o Círculo de Conversação e o Círculo de Cultura como elementos metodológicos da EPS. A análise dos dados foi orientada pela análise temática de Minayo, seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Foram elencadas quatro categorias principais, que se referem às dificuldades na organização da agenda para promover educação em saúde, as ações de saúde verticalizadas, o Previne Brasil e as mudanças na PNAB que provocam o aprisionamento do ser e fazer na ESF, os desafios da atenção básica no período da pandemia que perpassa as medidas de isolamento social, as mudanças nas rotinas das UBS e a mobilização da população para vacinação da COVID-19, essas questões foram identificadas como situações-limites vivenciadas na ESF. Esse estudo possibilitou aos/as trabalhadores/as da saúde fazer uma leitura crítica da sua atuação na saúde da família, com espaços de fala e construção coletiva de soluções para enfrentamento dessas situações-limites na busca do inédito-viável. A EPS se configura como um campo amplo de saberes e fazeres para promover mudanças nas ações educativas na ESF mobilizando os profissionais para se implicarem na construção compartilhada de cuidado em saúde. As vozes dos/as trabalhadores/as expressam seus desejos de mudanças para a construção de atenção básica forte e resiliente no município de Ibicuitinga. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará conforme o Parecer N° 5.353.020 de 15 de Abril de 2022 e respeitou a resolução 466/12.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
SER E FAZER NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: AS VOZES DOS/AS TRABALHADORES/AS DA SAÚDE DE IBICUITINGA
Autor(a)
Yandra Raquel do Nascimento Bezerra
Orientador(a)
Maria Rocineide Ferreira da Silva
Palavras-chave
Educação Popular em Saúde. Educação em Saúde. Estratégia Saúde da Família.
Resumo
Este estudo tem como objetivo de desvelar o ser e fazer dos/as trabalhadores/as de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Ibicuitinga/Ceará, a luz dos princípios teóricos e metodológicos da Educação Popular em Saúde (EPS). Esse estudo justifica-se pela necessidade de compreender as práticas de educação e de cuidado em saúde na ESF e de como as concepções teóricas e metodológicas da EPS podem contribuir para evidenciar processos emancipatórios do ser e fazer no contexto da saúde da família, e contribuir para construção coletiva de atos-limites para superação das situações-limites identificadas na atuação na ESF de Ibicuitinga. O estudo é do tipo exploratório, com abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa-ação que busca trabalhar com a interação dos diversos sujeitos implicados no processo de trabalho da ESF e nas ações de educação em saúde. Os participantes dessa pesquisa foram os/as trabalhadores/as da saúde das Equipes da ESF do município de Ibicuitinga/Ceará, incluindo os profissionais médicos, enfermeiros, dentista, técnicos de enfermagem, ACS, e os profissionais do NASF AB. Para a coleta dos dados utilizamos o Círculo de Conversação e o Círculo de Cultura como elementos metodológicos da EPS. A análise dos dados foi orientada pela análise temática de Minayo, seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Foram elencadas quatro categorias principais, que se referem às dificuldades na organização da agenda para promover educação em saúde, as ações de saúde verticalizadas, o Previne Brasil e as mudanças na PNAB que provocam o aprisionamento do ser e fazer na ESF, os desafios da atenção básica no período da pandemia que perpassa as medidas de isolamento social, as mudanças nas rotinas das UBS e a mobilização da população para vacinação da COVID-19, essas questões foram identificadas como situações-limites vivenciadas na ESF. Esse estudo possibilitou aos/as trabalhadores/as da saúde fazer uma leitura crítica da sua atuação na saúde da família, com espaços de fala e construção coletiva de soluções para
enfrentamento dessas situações-limites na busca do inédito-viável. A EPS se configura como um campo amplo de saberes e fazeres para promover mudanças nas ações educativas na ESF mobilizando os profissionais para se implicarem na construção compartilhada de cuidado em saúde. As vozes dos/as trabalhadores/as expressam seus desejos de mudanças para a construção de atenção básica forte e resiliente no município de Ibicuitinga. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará conforme o Parecer N° 5.353.020 de 15 de Abril de 2022 e respeitou a resolução 466/12.
Abstract
This study aims to reveal the being and doing of the health workers of the Family Health Strategy (ESF) in Ibicuitinga/Ceará, in light of the theoretical and methodological principles of Popular Education in Health (EPS). This study is justified by the need to understand the practices of education and health care in the ESF and how the theoretical and methodological conceptions of popular health education can contribute to highlight emancipatory processes of being and doing in the context of family health, and to contribute to the collective construction of limit-acts to overcome the limit-situations identified in the work at the ESF of Ibicuitinga. The study is exploratory, with a qualitative approach. This is an action-research that seeks to work with the interaction of the various subjects involved in the work process of the ESF and health education actions. The participants in this research were the health workers of the ESF Teams in the municipality of Ibicuitinga/Ceará, including medical professionals, nurses, dentists, nursing technicians, ACS, and NASF AB professionals. For data collection, we used the Conversation Circle and the Culture Circle as methodological elements of the EPS. Data analysis was guided by Minayo's thematic analysis, following the stages of pre-analysis, material exploration and treatment of the results obtained and interpretation. Four main categories were listed, which refer to the difficulties in organizing the agenda to promote health education, verticalized health actions, Prevents Brazil and the changes in the PNAB that cause the imprisonment of being and doing in the ESF, the challenges of basic care in the pandemic period that permeates social isolation measures, changes in UBS routines and mobilization of the population for COVID 19 vaccination - these situations were identified as limiting situations
experienced in the ESF. This study made it possible for health workers to make a critical reading of their work in family health, with spaces and speech and collective construction of solutions to face these extreme situations in the search for the unprecedented-feasible. EPS is configured as a broad field of knowledge and actions to promote changes in educational actions in the ESF, mobilizing professionals to get involved in the shared construction of health care. The voices of workers express their desire for change to build strong and resilient primary care in the municipality of Ibicuitinga. This research will be approved by the Research Ethics Committee of the State University of Ceará according to Opinion No. 5.353.020 of April 15, 2022 and complied with resolution 466/12.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2022
Nucleadora
Instituição
UECE
UF
CE